Natal de Luzes 2022

Local: Praça A Poderosa – Rua Ercílio Antônio Meira, 241 – Jd. Santa Izabel – Hortolândia – SP

Programação

13/12 (terça-feira)

18h30 | Especial de Natal com Ballet em Movimento 

19h | Chegada do Papai Noel

19h30 | Fala do Prefeito

20h | Show com Teatro Mágico 

14/12 (quarta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Coral Jovem de Hortolândia

20h | Banda Municipal 

15/12 (quinta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Cantata de Natal de “A Igreja de Jesus Cristo” com o Coral da Capela do Rosolém

20h | Cantata de Natal com Coral Instituto Angelo Perugini 

Dia 16/12 (sexta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

18h30 | Banda Huzai

19h30 | Weslley Ruas e Banda

20h30 | Mayara Novaes

17/12 (sábado)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h30 Leandro Silva 

20h30 Isabela Valentina

18/12 (domingo)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Natal Bel Canto com Suzy Amaral

20h | Quinteto Cultura 

19/12 (segunda-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Banda Municipal 

20h | Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

20/12 (terça-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Vibrasax 

20h | Grupo Interior

21/12 (quarta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | “Fragmentos do Espetáculo Arca de Noé” com Danc’art

20h30 | Banda Municipal de Hortolândia 

22/12 (quinta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Espetáculo “Personagens itinerantes Marupá Encantado”

20h | Espetáculo “Tempo – Cada um tem o seu “ com Cia Odu

23/12 (sexta-feira)

18h | Casinha de Natal com Papai Noel

19h | Quinteto Cultura

20h30 | Forró Mileva

Feira da Economia Solidária todos os dias 

Oficina do Pontos MIS mostra paralelos entre linguagens de cinema e teatro

Oficina do Pontos MIS mostra paralelos entre linguagens de cinema e teatro
Oficina do Pontos MIS mostra paralelos entre linguagens de cinema e teatro

Atividade será no dia 21/10, das 14h às 18h, na Escola de Artes

Teatro e cinema apresentam similaridades para quem é ator. Esse é o foco da oficina “Cinema x teatro – paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator”, que o Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) realiza com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. A atividade está com inscrições abertas por meio deste LINK. São 20 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. A oficina será no dia 21/10, das 14h às 18h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.  

A oficina traçará paralelos entre as linguagens do teatro e do cinema. Também serão mostradas as particularidades de cada linguagem e como interferem diretamente no trabalho do ator. A partir da análise da presença do ator (corpo e imagem) no cinema e no teatro, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.

A oficina será ministrada pela atriz e diretora Vanise Carneiro, que já atuou em espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens e misséries para televisão. Por sua atuação recebeu importantes prêmios em cinema e teatro. Também desenvolveu a pesquisa “Atuação para cinema – o trabalho do ator da preparação à filmagem”. Desde 2011, trabalha com preparação de elenco para cinema com atores profissionais ou não.

O secretário adjunto de Cultura, Claudinei Prazeres de Barros, afirma que a oficina ajuda a incentivar os participantes que queiram iniciar carreira profissional na área. “É uma oportunidade das pessoas vivenciarem os bastidores de uma produção cinematográfica e/ou teatral. É também uma maneira de incentivo para uma possível atuação profissional no futuro”, destaca o secretário adjunto.

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove “Semana da Criança” com programação especial

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove “Semana da Criança” com programação especial
Biblioteca Municipal de Hortolândia promove “Semana da Criança” com programação especial

Em comemoração ao Dia das Crianças, órgão da Prefeitura realiza torneio de Cubo Mágico e troca de figurinhas e disponibiliza videogame até esta sexta-feira (14/10) 

Seus pequeninos gostam de cubo mágico, figurinhas e videogame? Então, leve-os à Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte. O órgão da Prefeitura de Hortolândia promove a “Semana da Criança” até esta sexta-feira (14/10). A programação, das 9h às 16h30, tem torneio de Cubo Mágicotroca de figurinhas do álbum da Copa e videogame de 8 bits. O local não abrirá na quarta-feira (12/10), em razão do Feriado de Nossa Senhora Aparecida. A biblioteca municipal fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping.

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, quem quiser participar do torneio de Cubo Mágico pode fazer cinco tentativas. Será considerado o melhor tempo das cinco tentativas. Cada participante deve cronometrar o próprio tempo, sob a supervisão da equipe da biblioteca. A biblioteca disponibiliza dois cubos mágicos. Os participantes poderão levar o próprio cubo. Os três competidores com os melhores tempos serão premiados com troféus e um livro cada um.

Troca de figurinhas

Para a criançada, e também os marmanjos, outro destaque é a troca de cromos do álbum da Copa deste ano. O público pode trocar figurinhas com a própria biblioteca e outras pessoas. Nesse último caso, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas entre as pessoas. O órgão ainda salienta que não faz venda nem compra de álbum e figurinhas. O coordenador da biblioteca ainda orienta para que as crianças venham acompanhadas de pai, mãe, responsável ou algum adulto.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga, às quartas-feiras, sua lista de cromos disponíveis para troca em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem mais um atrativo para os colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa do Mundo de 2018. 

Videogame de 8 bits

Outro atrativo é o videogame de 8 bits disponibilizado pela biblioteca. Esse tipo de jogo foi febre nos anos de 1980, sendo considerado o precursor dos atuais games eletrônicos com visual hiperrealista.  

As crianças podem se divertir com alguns dos jogos mais conhecidos no formato de 8 bits, como “Contra”, “Super Mario Bros.”, “Pac-Man”, entre outros. A biblioteca divulga dicas dos jogos de 8 bits pelo BiblioZap. Em caso de fila de espera, cada pessoa poderá jogar uma hora.

Para que o público curta as atividades sem aborrecimentos, vale relembrar algumas regras. A coordenação da biblioteca reforça a orientação que é proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro das dependências. A proibição é por motivos de limpeza e organização do local. 

Outro atrativo da biblioteca é a Sala Infantil (foto abaixo), equipada com brinquedoteca, que dispõe de carrinhos, bonecas, jogos didáticos e bichinhos de pelúcia. Para estimular a prática de contação de histórias, a sala tem uma estante com mais de 1.500 obras infantis para crianças de ate 10 anos em fase de alfabetização.

Cadastro 

Além dessas atividades, as crianças podem ainda aproveitar para conferir o acervo da biblioteca e pegar livros emprestados. O acervo tem obras, séries e mangás conhecidos que estão na preferência das crianças, como “Naruto”, “Dragon Ball”, “Diário de um banana”, “Harry Potter”, “Percy Jackson”, “Diário de uma garota nada popular”, além de gibis das editoras Marvel e DC Comics. 

Quem ainda não for leitor, pode fazer seu cadastro. Para isso, é necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). O cadastro também pode ser feito on-line por meio deste LINK

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria “Leitor Comum”. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados e o acervo conta com mais de 17.000 obras. O acervo pode ser consultado por meio deste SITE.

“HortoFest 2022” agita Hortolândia neste fim de semana

“HortoFest 2022” agita Hortolândia neste fim de semana
“HortoFest 2022” agita Hortolândia neste fim de semana

Evento terá shows musicais, food trucks, artesanato e área para crianças no Parque Socioambiental Chico Mendes  

Quer uma dica de lazer para este fim de semana? Reúna a família e os amigos para conferir o “HortoFest 2022”, que a Prefeitura de Hortolândia promove nesta sexta-feira, sábado e domingo (14, 15 e 16/10), no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olivio Franceschini e Santana. O evento, com a parceria da organização Central Rock, terá shows musicais, gastronomia e área para crianças em meio ao cenário cercado de plantas e árvores do parque. A programação começará às 17h, na sexta-feira, e às 12h, no sábado e domingo. 

Para quem gosta de música, o evento terá artistas e grupos da cidade e região de gêneros variados (confira abaixo a programação). Na sexta-feira, a programação será de música gospel. Já no sábado, o rock domina o palco, com destaque para o grupo Multi-Homem, projeto solo do guitarrista Gabriel Thomaz, líder da banda Autoramas. Já a programação do domingo será eclética com atrações de música sertaneja, axé, forró e pop. 

O público poderá ainda praticar uma boa ação social com a doação de um quilo de alimento não perecível e brinquedos usados em bom estado. As doações serão destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia. 

O evento terá empreendores de alimentação e artesanato que fazem parte do programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, e food trucks. Já a criançada terá muita diversão na Área Kids com brinquedos infláveis. 

Para manter a conservação e a limpeza do parque, a  Prefeitura de Hortolândia solicita a colaboração do público para que recolha e descarte corretamente itens como latas, copos e garrafas plásticas nas lixeiras ou no LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis), contêiner para materiais recicláveis, instalado pela Prefeitura no parque, próximo à avenida Olivio Franceschini. 

Esta será a segunda edição do evento, que foi realizado pela primeira vez no ano passado. “O ‘Hortofest’ se consolida como um evento forte na cidade, em que damos espaço à diversos estilos musicais e atraímos cada vez mais o público para aproveitar o que os nossos artistas têm de melhor”, destaca o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.

Confira a programação musical do “HortoFest 2022”:

Sexta-feira (14/10) – Gospel:

18h –Mano Lema

18h30 – Mayara Novais 

19h10 –Banda Huzai

19h50 – Banda Squire On Fire

20h15 – Weslley Ruas & Banda

21h – Banda Kadoshi

Sábado (15/10) – Rock:

13h – Banda Soro Na Véia

14h – Porta Copos

15h10 – No Bass No Love 

16h20 – Tio Wilson e Os Intrusos

17h30 – Banda Tio Véio

18h40 – Dhrama

19h50 – MO5 (Mamonas Assassinas Cover)

21h – Multi-Homem

Domingo 16/10) – Sertanejo/Axé/Forró/Pop:

14h – Banda Ori

15h – Alessandro Silva

16h – Boteco das Amigas

17h – David Negrão

18h – Carol Silva

19h – Bruno Prado

20h – Forró Mileva

Prefeitura promove “Rolê” para tornar conhecimento filosófico mais acessível ao público

Prefeitura promove “Rolê” para tornar conhecimento filosófico mais acessível ao público
Prefeitura promove “Rolê” para tornar conhecimento filosófico mais acessível ao público

1ª edição do evento “Rolê Filosófico”, nesta terça-feira (11/10), às 20h, aborda obra do filosófo alemão Nietzsche

A filosofia é um importante campo de conhecimento da área de Humanas. É uma disciplina que auxilia as pessoas a pensar e a desenvolver ideias e o pensamento crítico sobre a realidade e a própria condição humana. Muita gente acha a filosofia uma matéria excessivamente teórica, que é algo só para “intelectuais”. Para desfazer essa visão e tornar a filosofia acessível ao público, a Prefeitura de Hortolândia realiza o “Rolê Filosófico”, nesta terça-feira (11/10). O evento será, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, que fica na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O evento é aberto para a população. 

Em cada edição, o evento abordará autores da filosofia, cultura e artes. A mediação será do youtuber Audino Vilão, com a participação de um convidado. Nesta terça-feira, o primeiro convidado será o produtor de conteúdo digital e escritor Wanderson Dutch (foto), autor dos livros “Versões do perdão” e “O diário de Ayron”. O evento será transmitido no canal do YouTube do mediador Audino Vilão. O evento será realizado mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta é estimular o debate de temas importantes para a sociedade e abrir espaço, em especial ao público jovem, para expor ideias e pensamentos referentes aos temas abordados. Na edição inaugural, o evento abordará o filosófo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900).

Polêmico e controverso, Nietzsche é conhecido por seu ideário altamente demolidor em relação à cultura europeia, à religião, à moralidade e às ideias filosóficas tradicionais. Ou, como ele bem expressou, “filosofar com o martelo”, subítulo de sua obra “O crepúsculo dos ídolos”. Suas ideias influenciaram diferentes correntes filosóficas e pensadores modernos. Nietzsche soube utilizar a literatura para explicar suas teorias, sendo que tinha especial predileção por aforismos, que são frase curtas ou máximas nas quais sintetizou suas ideias. Na obra “A gaia ciência”, por exemplo, proclamou que “Deus está morto”. Dentre suas obras mais conhecidas estão “Humano, demasiado humano”, “Assim falou Zaratustra” e “Ecce homo”. Após sua morte, o pensamento de Nietzsche foi deturpado pelo nazismo, que o usou com objetivos espúrios. A obra “Assim falou Zaratustra” influenciou o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), que criou um poema musical com o mesmo nome. A música foi utilizada na trilha sonora do filme “2001 – Uma odisseia no espaço”. Durante um período de sua vida, o filósofo alemão morou em Turim, na Itália. Essa fase foi retratada pelo cineasta brasileiro Julio Bressane no filme “Dias de Nietzsche em Turim”, de 2002, estrelado por Fernando Eiras e Mariana Ximenes.

Evento “Rolê Filosófico” da Prefeitura estimula público a refletir e desenvolver pensamento crítico

Evento “Rolê Filosófico” da Prefeitura estimula público a refletir e desenvolver pensamento crítico
Evento “Rolê Filosófico” da Prefeitura estimula público a refletir e desenvolver pensamento crítico

Primeira edição do encontro, nesta terça-feira (11/10), às 20h, discutirá obra do filósofo alemão Nietzsche

Muitas pessoas acham a filosofia chata e inútil. Em tempos de polarização e obscurantismo extremados, mais do que nunca é importante promover a difusão de conhecimentos. Para tornar a filosofia mais acessível ao público e desmistificar sua aura excessivamente intelectualizada, a Prefeitura de Hortolândia realiza o “Rolê Filosófico”, na terça-feira (11/10). O evento será, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O evento é aberto para a população. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta é estimular o debate de temas importantes para a sociedade, com foco na abertura de espaço, em especial ao público jovem, para expor ideias e pensamentos referentes aos temas abordados. 

Cada edição apresentará e abordará autores da filosofia, cultura e artes. A mediação será do youtuber Audino Vilão, com participação de um convidado. Nesta terça-feira, o primeiro convidado será o produtor de conteúdo digital e escritor Wanderson Dutch, autor dos livros “Versões do perdão” e “O diário de Ayron”. O evento será transmitido no canal do YouTube do mediador Audino Vilão. O evento será realizado mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês.

Na edição inaugural será abordada a obra do filosófo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) (foto). Provocativo. Iconoclasta. Perturbador. Louco. Essas são algumas das características geralmente atribuídas à obra e ao pensamento de Nietzsche, que também atuou na filologia, estudo da linguagem por meio de documentos escritos antigos. 

Ao longo de sua trajetória, Nietzsche desenvolveu uma forte crítica à cultura europeia, em especial à religião, à moralidade e às ideias filosóficas tradicionais. Seu pensamento influenciou diferentes correntes filosóficas e autores. Em suas obras literárias, apresentou teorias, como “Übermensch” (“Além-homem” ou “super-homem”). Dentre suas obras literárias mais conhecidas estão “Humano, demasiado humano”, “Assim falou Zaratustra”, “Ecce homo” e “A gaia ciência”, na qual proclamou que “Deus está morto”. A obra “Assim falou Zaratustra” influenciou o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), que criou uma obra musical com o mesmo nome. A música foi utilizada na trilha sonora do filme “2001 – Uma odisseia no espaço”. 

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que a realização do evento é importante para estimular o senso crítico, principalmente entre os jovens. “É mais uma proposta para despertar a reflexão e o pensamento crítico nos jovens. Estamos a cada dia procurando dar voz à diversidade do pensamento humano e da cultura de forma ampla. Será uma excelente oportunidade de aprender com os grandes pensadores e observar o que eles têm a nos dizer para vivermos melhor o presente e o futuro”, destaca Bueno.

Hortolândia tem roda de samba na praça, neste domingo (09/10)

Hortolândia tem roda de samba na praça, neste domingo (09/10)
Hortolândia tem roda de samba na praça, neste domingo (09/10)

Evento acontece às 14h na região do Jardim Minda

Que tal curtir uma roda de samba e praticar uma boa ação social? Você poderá fazer tudo isso no projeto “Samba na praça”, que acontece neste domingo (09/10). O projeto promoverá sua animada roda de samba às 14h, na praça do Jardim Minda, localizada na rua Gisele França Gomes, em frente à Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Professora Rosimar Bertão Gomes. O evento tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Nessa edição, o projeto contará com a participação do grupo Pagode dos Cria. Entre os intervalos, para manter a animação do público, o DJ Avenil solta a playlist com músicas dançantes.

O público poderá ainda praticar a solidariedade com a doação de um quilo de alimento não-perecível. O projeto destinará as doações para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia. 

Entre um samba e outro, o público poderá ainda dar um retoque no visual. O projeto terá corte de cabelo gratuito. Já para as crianças terá brinquedos infláveis e pintura de rosto. E para matar a fome, o projeto terá food trucks. Quem quiser, poderá levar caixa térmica (cooler) com água, refrigerantes e bebidas que for consumir. 

Para manter a limpeza e a organização da praça, a Prefeitura solicita para que o público recolha e descarte corretamente latas, garrafas e embalagens plásticas no LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis), contêiner instalado pela Prefeitura no local para receber materiais recicláveis.

Biblioteca Municipal de Hortolândia abre para troca de figurinhas, neste sábado (08/10)

Biblioteca Municipal de Hortolândia abre para troca de figurinhas, neste sábado (08/10)
Biblioteca Municipal de Hortolândia abre para troca de figurinhas, neste sábado (08/10)

Órgão da Prefeitura abrirá das 10h às 13h

Faltam muitos cromos para completar seu álbum da Copa? Então, se liga que você pode ter a sorte de conseguir terminar sua coleção. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Medonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, abrirá, neste sábado (08/10), das 10h às 13h, para troca de figurinhas. A biblioteca está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. 

O público poderá trocar cromos com a própria biblioteca e outras pessoas. No caso de trocas com terceiros, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas. A biblioteca salienta ainda que não faz venda nem compra de álbum e de figurinhas. A biblioteca orienta para que as crianças venham acompanhadas de pai, mãe, responsável ou de algum adulto.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga sua lista de cromos disponíveis para troca às quartas-feiras, em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem outro atrativo para colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa de 2018.

Para que a troca de figurinhas seja uma atividade de lazer sem problemas, o público deve estar atento a algumas regras da biblioteca. É proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro do espaço. A proibição é por motivos de limpeza e organização. Por motivos de segurança, a biblioteca solicita ainda para que o público evite de vir com bolsas e/ou mochilas. 

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que o espaço tem registrado aumento do movimento de pessoas interessadas em trocar as figurinhas. “Temos percebido que muitos colecionadores estão vindo por indicação de outras pessoas. Isso é bom! Afinal, quanto mais pessoas, mais chances de fazer trocas. A atividade também tem atraído um público novo, que se interessa pela biblioteca e se cadastra, o que é o nosso objetivo”, salienta o coordenador. 

Devolução e “Gostou? Leva pra casa”

Entre uma troca e outra, o público poderá pegar um livro sem a necessidade de devolvê-lo. A biblioteca disponibilizará a estante do projeto “Gostou? Leva pra casa!”. Serão disponibilizados títulos de gêneros literários variados de ficção e não ficão. A estante estará na entrada da biblioteca no lado de fora.

E se você pegou algum livro emprestado, aproveite para devolvê-lo neste sábado. A biblioteca funcionará somente para o serviço de devolução de obras literárias de leitores cadastrados. 

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. A Biblioteca Municipal realizará a troca de figurinhas até o dia 16 de dezembro.

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove Semana da Criança 

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove Semana da Criança 

Órgão comemora Dia das Crianças com programação especial que terá torneio de Cubo Mágico, troca de figurinhas e game de 8 bits 

Quer curtir o Dia das Crianças com muito lazer? Então, “bora” junto com os pequeninos para a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte! Em comemoração à data, a biblioteca promoverá a Semana da Criança. Haverá torneio de Cubo Mágicotroca de figurinhas do álbum da Copa e videogame de 8 bits. A programação será na próxima semana, entre os dias 10 e 14, das 9h às 16h30, sendo que no dia 12 a biblioteca não abrirá em razão do Feriado de Nossa Senhora Aparecida. A biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. 

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove Semana da Criança 

De acordo com a coordenação da biblioteca, quem quiser participar do torneio de Cubo Mágico poderá fazer cinco tentativas. Será considerado o melhor tempo das cinco tentativas. Cada participante deverá cronometrar o próprio tempo, sob a supervisão da equipe da biblioteca. Serão disponibilizados dois cubos mágicos. Os participantes poderão levar o próprio cubo. Os três competidores com os melhores tempos serão premiados com troféus e um livro cada um.

Troca de figurinhas

Para a criançada, e também os marmanjos, a biblioteca terá troca de cromos do álbum da Copa deste ano. O público poderá trocar figurinhas com a própria biblioteca e outras pessoas. Nesse último caso, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas entre as pessoas. O órgão ainda salienta que não faz venda nem compra de álbum e figurinhas. A coordenação da biblioteca ainda orienta para que as crianças venham acompanhadas de pai, mãe, responsável ou algum adulto.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga, às quartas-feiras, sua lista de cromos disponíveis para troca em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem mais um atrativo para os colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa do Mundo de 2018. 

Videogame de 8 bits

Outra atrativo será o videogame de 8 bits disponibilizado pela biblioteca. Os games de 8 bits foram febre nos anos de 1980, e são considerados precursores dos atuais games eletrônicos com visual hiperrealista.  

O público poderá se divertir com alguns dos jogos mais conhecidos no formato de 8 bits, dentre os quais “Contra”, “Super Mario Bros.”, “Super Mario Bros. 3”, “Pac-Man”, “Ninja Garden”, “Macross”, “The Goonies”, entre outros. A biblioteca divulga dicas dos jogos de 8 bits por meio do BiblioZap. Em caso de fila de espera, cada pessoa poderá jogar uma hora.

Para que o público curta as atividades sem aborrecimentos, vale relembrar algumas regras. A coordenação da biblioteca reforça a orientação que é proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro das dependências. A proibição é por motivos de limpeza e organização do local. 

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que a “Semana da Criança” é mais uma atividade para divulgar a biblioteca e incentivar a população a conhecer e usufruir os serviços oferecidos pelo espaço. “Com essa programação especial, a proposta é atrair as crianças com atividades com as quais elas se identificam, e com isso aproximá-las do mundo da leitura, mas de um jeito diferente”, destaca o coordenador.

Cadastro 

E além de todas essas atividades, as crianças poderão ainda aproveitar para conferir o acervo da biblioteca e pegar livros emprestados. Quem ainda não for leitor, poderá fazer seu cadastro. Para isso, é necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço. 

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). O cadastro também pode ser feito on-line por meio deste LINK

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias  Leitor Vip e Leitor Prime. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados e o acervo conta com mais de 17.000 obras. O acervo pode ser consultado por meio deste SITE.

Projeto “Concertos Oficiais” promove edição especial com músicas do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque 

Projeto “Concertos Oficiais” promove edição especial com músicas do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque 
Projeto “Concertos Oficiais” promove edição especial com músicas do espetáculo “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque 

Grupo de clarinetas Madeira Brasil fará a apresentação temática, nesta terça-feira (04/10), às 20h 

O cantor Chico Buarque já fez músicas para peças de teatro. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a trilha sonora do espetáculo infantil “Os saltimbancos”, inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm. Se você é fã do artista, uma boa dica de lazer cultural para levar as crianças é conferir o projeto “Concertos Oficiais – Série Primavera”, que a Prefeitura de Hortolândia promove nesta terça-feira (04/10). O projeto terá o grupo Madeira Brasil, que fará uma apresentação especial temática. O concerto será, às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. É necessário retirar ingresso no local com 30 minutos de antecedência.

O grupo Madeira Brasil, formado por clarinetas, apresentará um programa com músicas da peça “Os saltimbancos”, que foram adaptadas para o português por Chico Buarque. A trilha sonora da peça foi originalmente composta pelos italianos Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov. Dentre as canções que serão tocadas estão “A bicharada”,”A história de uma gata” e “Um dia de cão”. 

Concertos Oficiais 

projeto, realizado pela Secretaria de Cultura, promove a difusão da música clássica e a formação de público por meio das apresentações dos grupos de câmara do CEMMH, cujos integrantes são alunos e músicos formados no centro. A programação de concertos acontece durante o ano nas estações outono, inverno e primavera.

Confira abaixo o programa do projeto “Concertos Oficiais – Série Primavera” com o grupo Madeira Brasil, nesta terça-feira (04/10):

– “A bicharada”

– “O jumento”

– “Um dia de cão”

– “A galinha”

– “A história de uma gata”

– “A cidade ideal”

– “Todos juntos”