Praça “A Poderosa”

A Praça “A Poderosa” é um dos espaços públicos mais emblemáticos da cidade de Hortolândia, localizada no bairro Jardim Izabel. O nome da praça é uma homenagem à emissora de rádio A Poderosa, que funcionava no local desde a década de 1980 e era uma das mais populares da região. A praça foi construída e inaugurada em 1995 e tinha um chafariz e cabines telefônicas estilo londrinas, que eram um charme à parte.

No entanto, com o passar dos anos, a praça perdeu o seu intuito original e foi ocupada por jovens para a utilização de álcool e drogas. Em 2014, a praça foi reformada pela prefeitura, mas ficou cercada por grades e só podia ser utilizada em dias de eventos oficiais. A justificativa era que a ação foi tomada para preservar o ambiente de vandalismo e de usuários de drogas.

Em 2020, as grades foram retiradas pela Prefeitura e a atual gestão da Secretaria de Cultura, começou o processo de revitalização da praça. No final do ano de 2021, a Praça “A Poderosa” estava totalmente revitalizada e se tornou um ponto de encontro para a população e um ambiente familiar. O Natal de Luzes de 2021 marcou a volta da Praça “A Poderosa”. Desde então, a Secretaria de Cultura é responsável pela praça e transformou ela em um ambiente de grandes eventos culturais para todas as idades, como por exemplo, Carnaval, Natal de uzes, Espetáculo da Paixão de Cristo e muitos outros.

A Praça “A Poderosa” é um exemplo de como um espaço público pode ser ressignificado e recuperado para a promoção da cultura. Ela representa a identidade e a história da cidade de Hortolândia.