Biblioteca Municipal de Hortolândia promove Semana da Criança

Órgão comemora Dia das Crianças com programação especial que terá torneio de Cubo Mágico, troca de figurinhas e game de 8 bits

Quer curtir o Dia das Crianças com muito lazer? Então, “bora” junto com os pequeninos para a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte! Em comemoração à data, a biblioteca promoverá a Semana da Criança. Haverá torneio de Cubo Mágicotroca de figurinhas do álbum da Copa e videogame de 8 bits. A programação será na próxima semana, entre os dias 10 e 14, das 9h às 16h30, sendo que no dia 12 a biblioteca não abrirá em razão do Feriado de Nossa Senhora Aparecida. A biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping.

Biblioteca Municipal de Hortolândia promove Semana da Criança

De acordo com a coordenação da biblioteca, quem quiser participar do torneio de Cubo Mágico poderá fazer cinco tentativas. Será considerado o melhor tempo das cinco tentativas. Cada participante deverá cronometrar o próprio tempo, sob a supervisão da equipe da biblioteca. Serão disponibilizados dois cubos mágicos. Os participantes poderão levar o próprio cubo. Os três competidores com os melhores tempos serão premiados com troféus e um livro cada um.

Troca de figurinhas

Para a criançada, e também os marmanjos, a biblioteca terá troca de cromos do álbum da Copa deste ano. O público poderá trocar figurinhas com a própria biblioteca e outras pessoas. Nesse último caso, a biblioteca não se responsabiliza nem faz a mediação das trocas entre as pessoas. O órgão ainda salienta que não faz venda nem compra de álbum e figurinhas. A coordenação da biblioteca ainda orienta para que as crianças venham acompanhadas de pai, mãe, responsável ou algum adulto.

Para quem quiser trocar figurinhas com a biblioteca, o espaço divulga, às quartas-feiras, sua lista de cromos disponíveis para troca em suas redes sociais (Facebook e Instagram), e também pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp, cujo número é (19) 98970-7332.

Após a divulgação da lista, as pessoas que se interessarem por algum dos cromos, pode reservá-lo pelo BiblioZap. As figurinhas ficam reservadas somente por um dia. A troca é no esquema 1 por 1, ou seja, uma figurinha por outra figurinha. E tem mais um atrativo para os colecionadores. A biblioteca também tem cromos disponíveis para troca do álbum da Copa do Mundo de 2018.

Videogame de 8 bits

Outra atrativo será o videogame de 8 bits disponibilizado pela biblioteca. Os games de 8 bits foram febre nos anos de 1980, e são considerados precursores dos atuais games eletrônicos com visual hiperrealista.

O público poderá se divertir com alguns dos jogos mais conhecidos no formato de 8 bits, dentre os quais “Contra”, “Super Mario Bros.”, “Super Mario Bros. 3”, “Pac-Man”, “Ninja Garden”, “Macross”, “The Goonies”, entre outros. A biblioteca divulga dicas dos jogos de 8 bits por meio do BiblioZap. Em caso de fila de espera, cada pessoa poderá jogar uma hora.

Para que o público curta as atividades sem aborrecimentos, vale relembrar algumas regras. A coordenação da biblioteca reforça a orientação que é proibido o consumo de alimentos e de bebidas dentro das dependências. A proibição é por motivos de limpeza e organização do local.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que a “Semana da Criança” é mais uma atividade para divulgar a biblioteca e incentivar a população a conhecer e usufruir os serviços oferecidos pelo espaço. “Com essa programação especial, a proposta é atrair as crianças com atividades com as quais elas se identificam, e com isso aproximá-las do mundo da leitura, mas de um jeito diferente”, destaca o coordenador.

Cadastro

E além de todas essas atividades, as crianças poderão ainda aproveitar para conferir o acervo da biblioteca e pegar livros emprestados. Quem ainda não for leitor, poderá fazer seu cadastro. Para isso, é necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço.

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). O cadastro também pode ser feito on-line por meio deste LINK

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias  Leitor Vip e Leitor Prime. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados e o acervo conta com mais de 17.000 obras. O acervo pode ser consultado por meio deste SITE.