Prefeitura promove “Rolê” para tornar conhecimento filosófico mais acessível ao público

1ª edição do evento “Rolê Filosófico”, nesta terça-feira (11/10), às 20h, aborda obra do filosófo alemão Nietzsche

A filosofia é um importante campo de conhecimento da área de Humanas. É uma disciplina que auxilia as pessoas a pensar e a desenvolver ideias e o pensamento crítico sobre a realidade e a própria condição humana. Muita gente acha a filosofia uma matéria excessivamente teórica, que é algo só para “intelectuais”. Para desfazer essa visão e tornar a filosofia acessível ao público, a Prefeitura de Hortolândia realiza o “Rolê Filosófico”, nesta terça-feira (11/10). O evento será, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, que fica na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O evento é aberto para a população.

Em cada edição, o evento abordará autores da filosofia, cultura e artes. A mediação será do youtuber Audino Vilão, com a participação de um convidado. Nesta terça-feira, o primeiro convidado será o produtor de conteúdo digital e escritor Wanderson Dutch (foto), autor dos livros “Versões do perdão” e “O diário de Ayron”. O evento será transmitido no canal do YouTube do mediador Audino Vilão. O evento será realizado mensalmente, na segunda terça-feira de cada mês.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a proposta é estimular o debate de temas importantes para a sociedade e abrir espaço, em especial ao público jovem, para expor ideias e pensamentos referentes aos temas abordados. Na edição inaugural, o evento abordará o filosófo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900).

Polêmico e controverso, Nietzsche é conhecido por seu ideário altamente demolidor em relação à cultura europeia, à religião, à moralidade e às ideias filosóficas tradicionais. Ou, como ele bem expressou, “filosofar com o martelo”, subítulo de sua obra “O crepúsculo dos ídolos”. Suas ideias influenciaram diferentes correntes filosóficas e pensadores modernos. Nietzsche soube utilizar a literatura para explicar suas teorias, sendo que tinha especial predileção por aforismos, que são frase curtas ou máximas nas quais sintetizou suas ideias. Na obra “A gaia ciência”, por exemplo, proclamou que “Deus está morto”. Dentre suas obras mais conhecidas estão “Humano, demasiado humano”, “Assim falou Zaratustra” e “Ecce homo”. Após sua morte, o pensamento de Nietzsche foi deturpado pelo nazismo, que o usou com objetivos espúrios. A obra “Assim falou Zaratustra” influenciou o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), que criou um poema musical com o mesmo nome. A música foi utilizada na trilha sonora do filme “2001 – Uma odisseia no espaço”. Durante um período de sua vida, o filósofo alemão morou em Turim, na Itália. Essa fase foi retratada pelo cineasta brasileiro Julio Bressane no filme “Dias de Nietzsche em Turim”, de 2002, estrelado por Fernando Eiras e Mariana Ximenes.