Hércules Gomes – Artista convidado para abertura
Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo. Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules é bacharel em música pela UNICAMP. Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como o Festival Piano (Buenos Aires, Argentina); o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba); o Brazilian Music Institute (Miami, EUA), o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil).
No Brasil foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo e do I Prêmio MIMO Instrumental. Como solista já atuou com orquestras como a Jerusalem Symphony Orchestra, OSUSP, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Filarmônica de Montevideo (Uruguai). Em 2015 participou do projeto Gravação dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Lançou 4 CDs “Pianismo” (2013), “No tempo da Chiquinha” (2018), “Tia Amélia para Sempre” (2020) e “Sarau Tupynambá” (2022). Em 2021 realizou a webserie “Primórdios do Piano no Brasil” contando a história do surgimento do piano brasileiro. Em 2021 seu recital solo com tangos brasileiros e argentinos fez parte da programação da Osesp na Sala São Paulo.
Mauricy Martin
Professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) há 38 anos, se destaca por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Itália, Sérvia, Hungria, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, já tocou sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini, Cinthia Alireti e Lutero Rodrigues.
Mauricy Martin obteve o Mestrado na famosa Jacob’s School of Music da Indiana University e o Doutorado na Boston University onde foi discípulo do grande pianista americano Anthony di Bonaventura. Mauricy Martin também é Diretor Artístico do Backa Palanka Internacional Piano Festival na Sérvia e curador da série de concertos da Sala Watari em Campinas.
Ney Fialkow
Premiado em diversos concursos nacionais e no exterior, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre. Suas aparições têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciada por jovens pianistas de diversos países. Em 2016 fez sua estréia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os álbuns Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado pelo selo Blue Griffin, e a obra completa de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”. Realizou diversos concertos no Brasil e no exterior como membro integrante do Trio Porto Alegre, ao lado do violinista Cármelo de los Santos e do violoncelista Hugo Pilger. Ao lado da mezzo-soprano AngelaDiel tem se apresentado nas principais salas de concerto do Brasil divulgando especialmente o repertório das canções alemãs. Atuou como solista de orquestra sob a regência de diversos maestros, entre eles, Camargo Guarnieri, Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá. Roberto Duarte, Miguel Graça Moura, Delta David Gier, Fredi Gerling, Evandro Matté, Antonio Carlos Borges Cunha e outros. Realizou a estreia de obras de Vagner Cunha, Antonio Carlos Borges Cunha e Marcos Lucas, entre outros.
“…sonoridade perfeita, fraseado harmonioso, dedilhado preciso e suave, marca registrada dos grandes pianistas” – O Estado de São Paulo, SP
“…fervilhando brasilidade nos Ponteios de Guarnieri” – L’Alsace, França
Duo Corsivier
Constituído por Fátima e Fernando Corvisier e se dedica à formação de piano a quatro mãos. Seu repertório é abrangente, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea.
Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), o Duo Corvisier se apresentou em inúmeros recitais, dentre os quais destaca sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas.
Ao regressar ao Brasil em 2000, tem se apresentado regularmente em várias salas de concerto no país e realizado recitais e palestras no exterior, promovidos pela Universidade de Aveiro, Portugal, quando, durante o Primeiro Encontro de Investigação em Performance, em 2007, apresentou, em primeira audição naquele país, as obras para piano a quatro mãos de Ronaldo Miranda; na Universidade de Houston, em 2011; na Universidades de Londres em 2013; na Universidade de Viena, por ocasião do International Symposium on Performance Science, em 2013; na Universidade Internacional de Andaluzia, em Baeza, Espanha, em 2016; e nas Universidades de Aveiro e Évora, em 2019.
Fernando Corsivier aperfeiçoou-se no exterior na École Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, no New England Conservatory em Boston, na Hartt School of Music em Hartford e obteve o título de doutor pela Universidade de Houston. Vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi e, para o selo Eldorado, obras de Brahms e Ginastera. Participou de diversos festivais de música no Brasil e exterior como docente e recitalista. Desde 2002, é professor de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto.
Fátima Monteiro Corsivier – Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou-se com Medalha de Ouro pela Escola de Música da UFRJ. Como recitalista já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Desde 2004, é professora de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto.
Aline Boyd
É pianista brasileira natural do Rio de Janeiro. Obteve o título de Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sob a orientação da pianista Patrícia Bretas. Possui Pós-Graduação em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música sob a orientação do Prof. Dr. Ernesto Hartmann.
No Brasil, tocou em masterclasses com pianistas: Luiz Henrique Senise, Ronal Silveira, Tâmara Ujakova, Marcelo Thys, Alexandre Rachid, Maria Luiza Cocker-Nobre, João Vidal, Flávio Augusto, Marcelo Verzoni, Carla Reis, Inês Rufino, Miriam Grosman e Mauricy Martin.
A partir de 2010, estudou com Nilze Kruze (ex-aluna de Bruno Seidhofer em Vienna). Atuou comoTutora de Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos (2010-2014) e como professora de piano na Escola Britânica St. Francis. Aline atuou como pianista na comemoração dos 60 anos da Fritz Dobbert no Brasil no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) em São Paulo e deu entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, ao qual abordou o tema Música e Tecnologia (16/06/2010).
Em 2014, ganhou uma bolsa de estudos para estudar nos Estados Unidos sob a tutela do pianista brasileiro Dr. Sérgio Monteiro. Graduou-se em Piano Performance com Honra pelo desempenho acadêmico (Magna cum Laude) por essa instituição. Também participou de masterclasses com Mikhail Voskresensky (Moscow Conservatory), Evelina Vorontsova (Utrecht Conservatorium – Holanda), Dr. Lisa Yui (Julliard School/Manhattan School of Music). Sondra Tamman (Manhattan School of Music/Montclair State University), Greg Fisher, Dr. Whitesell, Mihee Song, Dr. Igor Lipinsky (University of Oklahoma). Na Itália, teve a oportunidade de tocar para a pianista italiana Irene Russo (Royal Music Conservatoire of Antwerp). Foi professora de piano e pianista acompanhadora no departamento preparatório da Oklahoma Baptist University e da Performing Arts Academy da Oklahoma City University.
Em 2018, ingressa no Mestrado Avançado em Piano no Conservatorio della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), para se aprimorar com a pianista Ucraniana Anna Kravtchenko.
Em abril de 2020 e janeiro de 2021, foi convidada a integrar a banca de júri da Competição “Lviv Kawai Quarantine” (Ucrânia), Festival Internacional Online Yula (Kharkov, Ucrânia) e Concurso de Piano EVMTA (Gilbert, Arizona).
Em maio de 2020, deu entrevista ao Jornal Brazilian Times, ao qual compartilhou um pouco de sua trajetória musical. Atualmente, Aline é Vice-presidente da WPTA (World Piano Teachers Association) no Brasil e uma das idealizadoras da Alda Music Publisher, projeto que contribui para o acesso e divulgação de peças pedagógicas elaboradas para alunos de quaisquer níveis de performance. Recebe mentoria da pianista e professora Janne Gonçalves.
Vanessa Bormann
Natural de Ribeirão Preto -SP, obteve o grau de Bacharel em Instrumento (Piano) pela ECA-USP , onde estudou sob orientação do Prof. Dr. Fernando Corvisier (2003-2007). Tendo participado também de masterclasses com pianistas de renome internacional tais como Fátima Corvisier, Eduardo Monteiro, Emma Schmidt, Fábio Luz, Cláudio Richerme, Janusz Skowron, Luiz Carlos de Moura Castro, entre outros. Em 2009, integrou no XIX Congresso da ANPPOM, o Grupo de Trabalho em Performance Musical, dirigido pela Profa. Dra. Cristina Maria Capparelli Gerling (UFRGS). Participou de diversos cursos nas áreas de Pedagogia do Piano e Educação Musical, dentre os quais destacam-se os cursos com o Prof. Dr. Carlos Kater (2010), Profa. Dra. Glória Machado (2011), Prof. Dr. Chris Childers (2012), Profª Drª Olga Kiun (2022) e Prof. Dr. Cláudio Lisboa (2022).
A convite da Profa. Dra. Fátima Corvisier, ministrou oficinas de Pedagogia do Piano aos alunos do Departamento de Música da FFCLRP-USP (2018-2019). No V Encontro Internacional de Pedagogia do Piano (2019) foi destaque a apresentação de sua comunicação de pesquisa.
No ano de 2020, teve a palestra pedagógica interativa “Aniversário de 250 anos de Beethoven” aprovada no edital do Centro Cultural da UFRGS e, a convite do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi, foi entrevistada como ex-aluna do Departamento de Música da USP pelo canal do youtube da Usp Filarmônica.
No ano de 2021 foi palestrante e professora convidada no VIII Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. No VI Encontro Internacional de Pedagogia do Piano, integrou o comitê pedagógico do Festival de Piano Infantojuvenil. E, na NCKP 2021, foi palestrante na Conferência Principal.
Em 2022, a convite do Prof. Dr. João Paulo Casarotti, integrou o Comitê Pedagógico do IX Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. Atuou como pianista na Minissérie da TV Cultura “Independências”, a convite do produtor Tim Rescala. Realizou junto ao projeto PianoForte duas Masterclasses e uma Oficina de Experienciação ao Piano. Na página Grave e Agudo do Instagram foi entrevista pela Profª Patrícia Melo, falando especialmente sobre seu trabalho com os fantoches nas aulas de piano.
Há 18 anos leciona o instrumento e, em 2010, inaugurou em sua cidade natal o Piano Studio Vanessa Bormann.
Patrícia Melo
É pianista e professora de piano, natural de São Paulo. É bacharel em Piano Erudito pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP, Hortolândia). Atualmente, é aluna no curso de Mestrado em Estudos Instrumentais e Performance Musical (UNICAMP) sob a orientação dos professores Dr. Mauricy Martin e Dra. Claudia Deltrégia. Participou de diversas masterclasses e recitais como pianista, além de atuar como regente de corais infantis e como pianista colaboradora junto a corais da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Também participou de diversos cursos, palestras e oficinas na área de educação musical, especializando-se com maior profundidade na metodologia Kodály e na pedagogia Dalcroze. Patricia dedica-se ao ensino do piano e possui notável experiência como professora particular, lecionando para todas as faixas etárias, a partir dos 4 anos, há aproximadamente 30 anos; ainda desenvolveu, ao longo de vinte e três anos, um trabalho de musicalização de bebês e musicalização infantil.
Hoje, ela também integra a equipe Alda Music Publisher e colabora com a divulgação deste trabalho. Juntamente com a pianista Aline Boyd e o compositor Dr. Daniel Taborda, Patrícia representa as conquistas da Alda Music Publisher, que vem se estabelecendo como uma marca especializada na criação de peças complementares para piano destinadas a todos os níveis de performance. Também é a criadora do perfil @grave_e_agudo no Instagram onde tem realizado ampla disseminação de conhecimento em pedagogia do piano através do compartilhamento de estratégias de ensino e uma série de entrevistas com profissionais de vasta experiência na área, obtendo grande aceitação entre professores, pianistas e pedagogos de música no Brasil.
Bianca Ribeiro
Doutora em Teoria e Análise Musical pela Universidade de São Paulo com orientação da professora Dra Adriana Lopes da Cunha Moreira, Mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina com orientação do professor Dr Luiz Henrique Fiaminghi, concluiu o Bacharelado em Piano na mesma instituição, em Florianópolis. Desenvolve pesquisa sobre a Rítmica de Gramani e Cartilha Rítmica de Almeida Prado como estratégias de estudo da música do século XX e XXI.
Trabalha como professora de piano há mais de 20 anos e desenvolve atividades e jogos pedagógicos utilizados para treinar a leitura musical dentro de um ambiente de aula criativo, estimulando o aprendizado musical. Ao lado da professora Mirka da Pieva, elaborou o Kit 1 de Jogos Pedagógicos para Treinar a Leitura Musical. Concluiu a segunda turma “Power Point em Ação” novembro/2022, onde elaborou um trabalho voltado ao uso dessa ferramenta no desenvolvimento e criação de desafios para facilitar a aprendizagem. Participou do Encontro de Pianistas de Piracicaba edição 2021, 2022 e 2023 com as Oficinas de Leitura Musical para Crianças, do VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano e do 5º Congresso Musicalizando o Mundo, com a Oficina Brincando com a Leitura Musical e como palestrante. Atualmente possui uma Plataforma de Jogos Pedagógicos Musicais que atende mais de 300 professores proporcionando jogos como ferramentas de auxílio à didática musical.
Cibele Perusso
Pianista, Professora de piano, formou-se Bacharel em Música – Instrumento Piano pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Nasceu na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo. Em 2016 – 2017, estudou nos EUA a técnica de Doroty Taubman com o Dr. João Paulo Casarotti, dedicando tempo integral na performance pianística. Participou de diversos Masterclasses e Festivais focados no aperfeiçoamento e interpretação pianística. Atualmente leciona piano, musicalização, teoria e percepção musical. Participa do corpo docente da Escola de Artes do UNASP, campus Hortolândia. É Diretora Administrativa e de Produção do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (desde 2019 a 2023).
Sua experiência artística em peças teatrais iniciou-se em 2014 – 2015 com participação ao vivo, fazendo a trilha sonora da peça Elza e Fred com direção de Elias Andreato. Em 2018, estava como pianista da peça teatral – Isadora e atualmente compõe com muito prazer a equipe da Orquestra didática da Foco Musical Portugal – Tour Brasil – Interpretação da suíte “A Floresta D’água” (2019, 2020, 2023) e interpretação do programa “Uma viagem pela História da Música Tonal” com a Orquestra de Brinquedos de Lisboa.