Vídeo espetáculo de música instrumental “Cosmopaulista” é nesta quinta-feira (16/09)

Projeto contemplado com recursos do ProAc, do Governo do Estado, tem apoio da Prefeitura de Hortolândia

O baterista e compositor paulista Mario Gaiotto apresenta, nesta quinta-feira (16/09), ao público de Hortolândia o projeto “Cosmopaulista”. O evento, inteiramente virtual, começa às 18h, com uma oficina de composição musical, seguida, às 20h, por um vídeo espetáculo de música instrumental. O espetáculo foi contemplado com recursos do Governo do Estado, por meio do ProAC, e tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, sendo transmitido pelo YouTube da Secretaria de Cultura https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

A oficina de composição musical é destinada a músicos, professores e estudantes de música e demais interessados no assunto. Nela, Gaiotto faz uma breve análise de algumas das músicas do projeto, explicando o ponto de partida de cada composição, o processo de composição em si e como os motivos temáticos foram desenvolvidos. A oficina, com classificação livre, tem 69 minutos e será feita em formato de videoaula. Nela, o baterista trata das técnicas de composição utilizadas na criação das músicas para o projeto, das referências que serviram de inspiração, dos ritmos utilizados, das formas utilizadas, de aspectos rítmicos como fórmulas de compasso e polirritmia, dos acordes utilizados, dentre outros assuntos.

Após a oficina, haverá vídeo espetáculo de música instrumental com o trio formado por Mário Gaiotto (bateria), Daniel Grajew (piano) e Sidiel Vieira (baixo). Nele, serão apresentadas composições do próprio Gaiotto com influências do jazz contemporâneo de diversos países e da música instrumental brasileira no espetáculo virtual “Cosmopaulista”. Na formação clássica dos trios de Jazz, com piano, baixo e bateria, o trio apresenta repertório autoral de Mário Gaiotto, com músicas em ritmos como o maracatu nordestino e o batuque de umbigada paulista a ritmos de origem judia, árabe e africana, além de jazz e rock, imersos em linguagens melódicas e harmônicas de diversas procedências.