Sarau “Parada Poética” comemora 31º aniversário de Hortolândia com cantora Ellen Oléria e poeta Sergio Vaz

Evento será no Centro de Memória, nesta segunda-feira (02/05), às 19h

Você escreveu um poema sobre Hortolândia? Então, você poderá declamar sua poesia na edição desta segunda-feira (02/05) do sarau “Parada Poética”, realizado pela Prefeitura. A edição desta segunda-feira será especial em comemoração ao 31º aniversário de emancipação do município. O sarau será às 19h no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, que fica na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento contará ainda com as participações de dois convidados: a cantora Ellen Oléria (foto) e o poeta Sergio Vaz.

O evento abre espaço para pessoas que queiram declamar poemas ou textos literários de autoria própria ou de escritores conhecidos. Para participar, basta comparecer no dia do sarau. A curadoria é feita pelo músico e escritor Renan Inquérito, criador do sarau. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos.

Além de participar do sarau, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. Com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, a unidade guarda parte importante da história do município.

Atualmente, o centro está com a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade.

O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny, que comandará os toca-discos. Entre uma declamação poética e outra, o público poderá matar a fome e a sede na área de alimentação com food trucks.

CONVIDADOS

A cantora e compositora Ellen Oléria alcançou projeção nacional ao vencer a primeira edição do reality show “The Voice Brasil”, da Rede Globo, em 2012. Nascida em Taguatinga (DF), a artista já tem três discos lançados, sendo o mais recente intitulado “Afrofuturista”, de 2016. Em parelelo à carreira musical, Ellen tem trabalhado na televisão como apresentadora do programa “Estação Plural”, exibido pela emissora pública TV Brasil.

O poeta Sergio Vaz tem se destacado por seu trabalho de difusão da arte literária para a população de baixa renda. Em 2000, ele criou o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Além de promover a arte da poesia, o sarau reúne artistas da periferia e promove trabalhos e atividades culturais. Vaz tem vários livros publicados, dentre os quais “Colecionador de pedras”, “Literatura, pão e poesia” e “Flores de alvenaria”.

PARADA POÉTICA

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo. A primeira edição do sarau Parada Poética aconteceu em março deste ano. O evento é realizado pela Prefeitura sempre na primeira segunda-feira de cada mês. O público pode conferir como é o clima do sarau no canal do YouTube do próprio evento (CLIQUE AQUI).