Revista da Turma da Mônica em estilo mangá é a obra mais lida pelos usuários da Biblioteca Municipal de Hortolândia

Revista da Turma da Mônica em estilo mangá é a obra mais lida pelos usuários da Biblioteca Municipal de Hortolândia

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Volume intitulado “Turma da Mônica jovem – Fortes emoções” ficou na 1ª posição do ranking dos livros mais emprestados em abril 

Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão crescidos e agora enfrentam os dilemas e desafios da adolescência. As aventuras vividas pelos personagens criados por Maurício de Souza, em estilo mangá (quadrinhos japoneses), estão no topo da preferência dos leitores da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura. O volume intitulado “Turma da Mônica Jovem – Fortes emoções” foi a obra literária que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados pela biblioteca, em abril. Além desse volume, a série “Turma da Mônica jovem” ainda aparece na lista com outros três títulos. A biblioteca registrou um total de 1.059 empréstimos em abril. De acordo com o coordenador da unidade, Rafael Antonio da Silva, abril foi o mês que o espaço registrou o maior número de empréstimos de obras neste ano. Os usuários têm utilizado bastante os canais digitais de comunicação da biblioteca. O coordenador salienta que em abril foram registradas 4.049 consultas on-line ao acervo por meio deste site (CLIQUE AQUI).   

Por falar ainda em mangás, outro destaque é a série “Marmalade boy”, de Wataru Yoshizumi, pseudônimo artístico da autora japonesa Nakai Mari, que aparece no ranking com dois volumes. 

As obras infantojuvenis continuam a predominar no gosto dos usuários da biblioteca municipal. É o caso da consagrada série “Diário de um banana”, que aparece com dois títulos. Outro destaque é a série de fantasia “Anjo mecânico”, da escritora norte-americana Cassandra Clare, que aparece na lista com o primeiro volume “As peças infernais”.

Já no segmento de best sellers, os destaques do ranking são “O ano em que te conheci”, da autora irlandesa Cecelia Ahern, e “A cabana”, do romancista canadense William P. Young, que foi transformado em filme de mesmo título, estrelado por Sam Worthington, Octavia Spencer, Tim McGraw e a brasileira Alice Braga.

Obras consideradas clássicas também atraem o interesse dos leitores da biblioteca municipal. Esse é o caso de “As mil e uma noites”, obra que compila histórias e contos populares do Oriente Médio e da Ásia. Outro destaque é “O Romanceiro da inconfidência”, um dos clássicos da literatura brasileira escrito por Cecilia Meireles. Outro título, que é considerado um clássico das histórias em quadrinhos para adultos, é a graphic novel “Maus – A história de um sobrevivente”, do cartunista sueco Art Spiegelman.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados pela Biblioteca Municipal em abril:

Ranking dos livros mais emprestados – Abril de 2022Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte
TítuloAutor
Turma da Mônica jovem – Fortes emoçõesMaurício de Souza
Anjo mecânico – As peças infernais (Volume 1)Cassandra Clare
Diário de um banana – Rodrick é o caraJeff Kinney
O ano em que te conheciCecelia Ahern
As mil e uma noitesAntoine Galland
Turma da Mônica jovem – Novos desafios!Maurício de Souza
Quando eu era invísivel – a impressionante história de um menino preso ao próprio corpoMartin Pistorius
A cabanaWilliam P. Young
Diário de um banana – dias de cãoJeff Kinney
O príncipe leopardo – Livro TrêsElizabeth Hoyt
Batida do coração – Runaway train IIKatie Ashley
GramáticaCarlos Emilio Faraco
Maus – a história de um sobreviventeArt Spiegelman
Turma da Mônica jovem – O príncipe perfeitoMaurício de Souza
Turma da Mônica jovem – Ser ou não ser? parte finalMaurício de Souza
A menina dos olhos de jabuticabaSidnei Salazar
CalafriosLisa Jackson
Marmalade boy – Volume 5Wataru Yoshizumi
Marmalade boy – Volume 7Wataru Yoshizumi
Romanceiro da inconfidênciaCecília Meireles