“Re Virada Cultural” atrai público de cerca de 7.000 pessoas

Evento realizado pela Prefeitura de Hortolândia no parque Chico Mendes ofereceu café da manhã e muita música sertaneja, no domingo (26/06)

Cerca de 7.000 pessoas lotaram o parque socioambiental Chico Mendes, na região central, para conferir a edição deste ano da “Re Virada Cultural”, no domingo (26/06). Suspenso nos últimos dois anos em virtude da pandemia, o evento foi promovido pela Prefeitura de Hortolândia em parceria com governo do Estado, CDRMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) e Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). O prefeito José Nazareno Zezé Gomes esteve presente. De acordo com a Secretaria de Cultura, o horário de pico foi à noite, quando o evento registrou público de cerca de 5.000 pessoas.

A programação foi aberta com o tradicional “Café Com Viola”, que esquentou o público, e com a apresentação da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos, que mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade.

Depois, a música sertaneja tomou conta do parque, com apresentações de artistas e duplas da cidade e da região. Entre um show e outro, o público pôde ainda matar a fome e a sede nos vários food trucks que estavam no parque. Além disso, o evento teve feira com cerca de 20 empreendedores que integram o programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Participaram da feira empreendedores de artesanato e produtos confeccionados manualmente, tais como quadros, artigos de decoração, sabonetes e sais de banho, chinelos, tapetes, bijuterias, temperos, doces, salgados, sanduíches, sucos, entre outros. O evento teve ainda arrecadação de doações para a “Campanha do Agasalho”, promovida pelo FunSol (Fundo Social de Solidariedade), da Prefeitura.

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o evento deste ano foi marcada pela diversidade. “Foi um domingo para ficar na memória e no coração. Celebramos a grande festa da diversidade cultural. Ver tantas pessoas felizes, cantando e dançando, e famílias prestigiando o evento, faz a Prefeitura continuar com muito empenho e carinho em seu trabalho de promover ações culturais para o povo. A cultura move paixões, economia, solidariedade e arte. Nossa gratidão aos artistas, à equipe da Secretaria de Cultura e das demais secretarias envolvidas que nos ajudaram na realização do evento”, destaca Bueno.