Projetos online abordam empoderamento das mulheres negras e patrimônio cultural da cidade

Da redação | Prefeitura de Hortolândia

Fachada da Estação Jacuba – Centro de Memória de Hortolândia “Leovigildo Duarte Junior”

A cultura é importante para fazer as pessoas pensarem sobre temas atuais da sociedade. Este é o mote de dois projetos online que têm apoio da Prefeitura de Hortolândia e que foram contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc. Os dois projetos serão exibidos no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. A lei federal Aldir Blanc oferece subsídio para projetos de artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus. 

Um dos projetos é a live “Tem preta na roda”, realizada pela associação Ponto de Cultura Caminhos. A live será transmitida nesta quinta-feira (10/06), às 19h. A atividade contará com as participações da coordenadora da associação, Mãe Eleonora, e da historiadora Taina Silva Santos. A partir do legado ancestral que a cultura negra deixou na cultura popular brasileira, a live abordará a atuação das mulheres negras como perpetuadoras das tradições negras até hoje no Brasil e que devem ser empoderadas. “Um exemplo disso é o ofício das baianas de acarajé, que deram início à comercialização dos quitutes nas ruas em seus tabuleiros. As chamadas ‘ganhadeiras’, ou empreendedoras, são a base de sobrevivência de muitas famílias brasileiras”, explica Mãe Eleonora.  

PODCAST

Já o outro projeto é o podcast “Patrimônio em debate”, composto de oito episódios semanais. O episódio de estreia será exibido nesta sexta-feira (11/06), às 20h. O projeto é da historiadora e pedagoga Julia Rany Campos Uzun.

De acordo com a pedagoga, a proposta é explicar para o público o que é patrimônio e quais são seus diferentes tipos, como patrimônio material, imaterial, natural, artístico, dentre outros. Também será abordada a origem do conceito de patrimônio na Roma antiga e sua evolução até hoje. 

Para mostrar de forma prática os diferentes tipos de patrimônio, a historiadora usará como exemplo os existentes em Hortolândia, dentre os quais a antiga Estação Jacuba, que foi restaurada pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior” (foto), a Ponte da Esperança (Ponte Estaiada), a cultura caipira, que é representada pelos violeiros da cidade e pela Orquestra de Viola Caipira (grupo que conta com apoio da Prefeitura), e pela tradição da Folia de Reis, que segue viva na cidade por meio da Companhia dos Santos Reis Rosa dos Anjos. “O objetivo do podcast é falar sobre a importância do patrimônio e trazer este conceito mais perto das pessoas, mostrando aqueles existentes na cidade. A ideia é fazer com que a população valorize estas referências. De repente, as pessoas podem moram ao lado de um patrimônio e não sabem disso”, ressalta Julia.