Projetos estão com inscrições abertas para oficinas de poesia, teatro e iluminação

Quer aprender novas habilidades artísticas? Três projetos realizam oficinas de poesia, teatro e iluminação para performances audiovisuais que estão com inscrições abertas. Os projetos foram contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Para quem quer se iniciar na arte poética, a oficina de criação de poesias acontecerá, na próxima segunda-feira (16/08), das 9h às 12h, na Escola de Artes Augusto Boal, órgão da Prefeitura, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Os interessados devem fazer inscrição via WhatsApp pelo telefone (19) 98287-2513. São 15 vagas disponíveis. Podem se inscrever pessoas com idade acima de 14 anos. Em virtude da pandemia do Coronavírus, a oficina seguirá os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização.

De acordo com a arte-educadora responsável pelo projeto, Thairine Barbosa, a oficina apresentará noções gerais da arte poética para os participantes, a partir da análise da vida e obra do poeta português Fernando Pessoa e de seus heterônimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis). A parte teórica ainda abordará aspectos como metrificação, rima e divisão silábica na poesia. A oficina também terá uma atividade prática que proporá aos participantes a criação de um texto em forma de poesia. Além da oficina, o projeto ainda inclui uma série de podcasts, intitulado “Pessoe-se”, que está disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI) e no Spotify (CLIQUE AQUI).

TEATRO

A arte-educadora Thairine Barbosa também ministrará a oficina de introdução ao Teatro do Oprimido. A atividade acontecerá na próxima quarta-feira (18/08), das 9h às 12h, na Escola de Artes Augusto Boal. As inscrições devem ser feitas via WhatsApp pelo telefone (19) 98287-2513. São 15 vagas disponíveis. A oficina é para pessoas com idade acima de 14 anos. Em virtude da pandemia, a oficina seguirá os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização.

O “Teatro do Oprimido” foi um método criado pelo diretor e dramaturgo carioca Augusto Boal (1931-2009) que abrange jogos, exercícios e técnicas teatrais com o objetivo de abordar a realidade das camadas sociais menos favorecidas. Por meio de novas técnicas, Boal trabalhou a preparação do ator em busca da transformação do pensamento social.

ILUMINAÇÃO

Para quem busca incrementar suas apresentações de arte performática, a dica é se inscrever para a oficina on-line “Pensando e Criando Iluminação Para Performances Audiovisuais” (foto), que acontecerá no dia 21/08, das 16h às 18h. Os interessados devem fazer inscrição por meio deste LINK

A arte-educadora Gisele Jorgetti, que ministrará a oficina, dará dicas e orientações sobre como utilizar materiais e recursos simples de iluminação com o objetivo de valorizar performances. Também será abordados itens como ângulos de iluminação, luz natural e conceito das cores.