Projetos culturais estão com inscrições abertas para oficinas de dança, teatro e de montagem de eventos

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Projetos culturais estão com inscrições abertas para oficinas de dança, teatro e de montagem de eventos

Para quem quer aprender novas habilidades artísticas ou uma nova carreira profissional, estão abertas as inscrições para as oficinas de dança, de teatro e montagem de eventos que acontecem nesta semana e na próxima. As atividades são desenvolvidas por três projetos culturais contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município afetados pela pandemia do Coronavírus, e que contam com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. As três oficinas serão presenciais e, em razão da pandemia do Coronavírus, seguirão os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização com álcool em gel. 

O projeto “Trajetória Em Movimento” promove uma série de oficinas sobre diferentes modalidades de dança. De acordo com o responsável pelo projeto, o arte-educador Sergio Queiroz, as oficinas são para pessoas com idade a partir de 12 anos, que tenham ou não experiência em dança. Cada oficina tem 20 vagas disponíveis. Todas as oficinas acontecerão às quintas-feiras, das 19h às 20h30, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, órgão da Prefeitura, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. Os interessados devem se inscrever via WhatsApp pelo telefone (19) 99349-6325. Os participantes receberão certificado. O arte-educador recomenda aos inscritos que levem roupa leve adequada para participar da oficina escolhida. 

De acordo com Sergio Queiroz, as oficinas serão ministradas por artistas convidados. “A importância das oficinas e a disposição dos artistas de dança em demonstrar seus trabalhos nesse período pandêmico é não abandonar o que tanto amamos, que é a dança”, salienta o arte-educador.

Nesta quinta-feira (26/08), o projeto realiza a oficina de dança do ventre. Confira abaixo a programação das demais oficinas nas próximas semanas: 

– 02/09: Dança de salão

– 09/09: Balé clássico

– 16/09: Dança contemporânea e dança afro

– 23/09: Jazz

TEATRO

A arte pode ser utilizada para expressar as lutas femininas na sociedade. É com essa proposta que a atriz Thairine Barbosa ministra a oficina “Teatro do Oprimido Para Mulheres”, que acontece nesta sexta-feira e sábado (27 e 28/08), das 12h30 às 15h30, na Escola de Artes Augusto Boal, órgão da Prefeitura, que fica na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. São 10 vagas disponíveis para cada dia. As inscrições devem ser feitas via WhatsApp pelo telefone (19) 98287-2513.

De acordo com a atriz, a oficina é um experimento de espaço para trocas de vivências e lutas das participantes a partir do trabalho com o corpo e das sensações estimuladas por atividades e dinâmicas teatrais. A oficina será inspirada no “Teatro do Oprimido”, método criado pelo diretor e dramaturgo carioca Augusto Boal (1931-2009) que abrange jogos, exercícios e técnicas teatrais com o objetivo de abordar a realidade das camadas sociais menos favorecidas. Por meio das técnicas, Boal trabalhou a preparação do ator em busca da transformação do pensamento social.

EVENTOS

Para quem está a fim de se iniciar numa nova carreira profissional, a dica é se inscrever para a oficina sobre montagem de materiais audiovisuais para eventos. Os interessados devem se inscrever via WhatsApp pelo telefone (19) 99743-5125. São 20 vagas disponíveis. A oficina é para pessoas com idade a partir de 18 anos. A oficina será no dia 28/08, das 14h às 18h, no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura, localizada na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida. 

De acordo com a empresa Beat Eventos, que ministrará a oficina, o objetivo é formar pessoas que tenham interesse em trabalhar na área de eventos. O conteúdo abordará a parte prática sobre montagem e operação de equipamentos de som, box truss (estruturas metálicas), iluminação e imagem para eventos sociais e corporativos. Os participantes receberão certificado.