Projeto online busca desfazer mitos sobre a história de Hortolândia

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Projeto online busca desfazer mitos sobre a história de Hortolândia

Por que Hortolândia tem este nome? Se você tem curiosidade em saber qual o verdadeiro motivo que originou o nome do município, a resposta pode ser conferida no projeto online “Conhecendo a história da cidade de Hortolândia”, que será exibido no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). O projeto consiste em uma série de seis vídeoaulas. A primeira será exibida, nesta sexta-feira (02/07), às 20h. O projeto é um dos contemplados com recursos da lei federal Aldir Blanc, que oferece subsídio para artistas, grupos, empresas e profissionais dos setores artístico-culturais do município cujas atividades foram afetadas pela pandemia do Coronavírus.   

De acordo com a historiadora e pedagoga Julia Rany Campos Uzun, responsável pelo projeto, o objetivo é apresentar, por meio de pesquisas históricas, o desenvolvimento da região onde o município está localizado e mostrar suas transformações desde o período colonial, a chegada do telégrafo e da ferrovia, a transformação de Jacuba em distrito de Sumaré, a emancipação de Hortolândia até chegar os dias atuais. Ao longo desse panorama histórico, a historiadora explica que procura desfazer alguns mitos sobre a história de Hortolândia. Um deles é a origem do nome do município. 

Confira abaixo a programação das seis vídeoaulas:

– 02/07: Episódio 1 – Origens:

O público conhecerá o início da ocupação da região de Quilombo e do Ribeirão do Engano, por meio das doações de terras pelas cartas de sesmarias, que levaram à abertura dos primeiros caminhos para os tropeiros, dando origem às áreas de Terra Preta e Jacuba.

– 09/07: Episódio 2 – A Ferrovia:

Este episódio abordará as transformações sofridas na região na segunda metade do século XIX, que determinaram sua integração à Vila de São Carlos (atual Campinas) por meio do posto telegráfico, instalado em Jacuba em 1896, e posteriormente pela estação ferroviária, que chegou na mesma região em 1917.

– 16/07: Episódio 3 – Urbanização:

Este episódio mostrará os efeitos da chegada da ferrovia nas regiões de Jacuba e Terra Preta, indicando o início do processo de loteamento destas regiões, a intensificação da ocupação e o fortalecimento das demandas locais.

– 23/07: Episódio 4 – Hortolândia se transforma em distrito de Sumaré:

Neste episódio será explicado como a região de Jacuba deixou de pertencer à Campinas e tornou-se dependente de Sumaré, transformando-se em distrito e passando a se chamar Hortolândia. Também vamos descobrir por que o novo nome foi escolhido para a região.

– 30/07: Episódio 5 – A Emancipação:

O quinto episódio apresentará o processo de lutas pela transformação do distrito de Hortolândia em uma cidade independente, finalizado por meio de um plebiscito popular em 1991.

– 06/08: Episódio 6 –Hortolândia Hoje:

O último episódio faz um balanço sobre as conquistas de Hortolândia em seu aniversário de 30 anos de existência como município independente, apresentando os pontos principais da cidade na atualidade.