Projeto “Concertos Oficiais” apresenta obra de Astor Piazzolla e músicas conhecidas de pop e rock

Projeto será com os grupos Madeira Brasil e Da Campana Pra Fora, nesta terça-feira (26/04), às 20h

Tango, pop e rock. É com essa mistura eclética de gêneros musicais que a Prefeitura de Hortolândia promove mais uma edição do projeto “Concertos Oficiais – Série Outono”, nesta terça-feira (26/04), às 20h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia Maestro Ronaldo Dias de Almeida (CEMMH), localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. O projeto terá apresentações dos grupos Madeira Brasil e Da Campana Pra Fora. Para assistir ao projeto, o público deve retirar ingresso a partir das 19h até às 19h45.

O projeto terá ainda uma novidade. O público poderá conferir os programas por meio do QR code no card do evento acima. De acordo com a Secretaria de Cultura, a medida visa reduzir o consumo de material e energia elétrica necessárias para a impressão dos programas.

O Madeira Brasil, formado por clarinetas, fará uma apresentação especial em homenagem ao músico e compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), artista que revolucionou o tango. Com seu bandoneón, instrumento popular na Argentina e no Uruguai que é parecido com a sanfona, Piazzolla provocou a ira dos puristas ao agregar influências do jazz ao tango.

Em sua apresentação, o Madeira Brasil tocará a obra “História do tango” (“Histoire du tango”), com arranjos de B. Edwards, que Piazzolla compôs nos anos 1980. A obra está dividida em quatro movimentos: “Bordel 1900”, “Café 1930”, “Night Club 1960” e “Concert D´Aujourd´Hui”.

Em seguida, será a vez do Da Campana Pra Fora. Formado por instrumentos da família dos metais, dentre os quais trompete, trompa, trombone e euphonium, o grupo apresentará um programa com músicas conhecidas de artistas brasileiros e internacionais do pop e rock. O projeto terá ainda as participações especiais dos músicos Tim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (baixo) e Cariri Santos (piano e teclados), integrantes do grupo musical Quinteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura.

CONCERTOS OFICIAIS

O projeto “Concertos Oficiais”, realizado pela Secretaria de Cultura, promove a difusão da música clássica e a formação de público por meio das apresentações dos grupos do CEMMH, cujos integrantes são alunos e músicos formados no próprio centro. A programação de concertos acontece durante o ano nas estações outono, inverno e primavera.

Confira abaixo os programas das apresentações dos grupos Madeira Brasil e Da Campana Pra fora:

Madeira Brasil:

“História do tango” (“Histoire du tango”), de Astor Piazzolla, arranjo de B. Edwards

– 1º movimento: “Bordel 1900”

– 2º movimento: “Café 1930”

– 3º movimento: “Night Club 1960”

– 4º movimento: “Concert D´Aujourd´Hui”

Da Campana Pra Fora:

– “A sombra de toda a maldade” (Cidade Negra)

– “Heaven is a place on Earth” (Belinda Carlisle)

– “Vento ventania” (Biquíni Cavadão)

– “O beco” (Paralamos do Sucesso)