Projeto “Bate-Papo de Cinema” do Pontos MIS disponibiliza on-line documentário sobre a Cracolândia

Projeto “Bate-Papo de Cinema” do Pontos MIS disponibiliza on-line documentário sobre a Cracolândia

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme neste sábado (30/04), às 18h

A dura realidade dos usuários de crack é o tema do documentário “Cracolândia”. O filme é a atração desta semana do projeto “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibilizará on-line o filme, a partir desta sexta-feira (29/04) até domingo (01/05). Quem quiser assisti-lo, tem que fazer inscrição por meio deste LINK. A edição desta semana do projeto é realizada em parceria com a produtora e distribuidora O2 Play. A classificação indicativa do longa-metragem é de 14 anos.

O projeto ainda realiza um bate-papo on-line ao vivo sobre o documentário, neste sábado (30/04), às 18h. O debate terá as participações do diretor do filme, Edu Felistoque, e da socióloga Gleuda Apolinário. A mediação será do cineasta e pesquisador Bruno Cucio. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS (CLIQUE AQUI). O bate-papo terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O documentário aborda a questão do consumo de crack na região central da cidade de São Paulo, conhecida como “Cracolândia”, a partir das realidades e dos pontos de vista dos próprios usuários, de especialistas que estudam o tema e das autoridades que tentam conter o uso dessa droga ilícita. O filme ainda analisa as origens e a evolução desse problema e faz uma comparação entre as estratégias de combate ao crack realizadas na capital paulista e em outros países. “Cracolândia” conquistou prêmios em vários festivais de cinema internacionais, como o 18º International Festival  Signs Of The Night (2020), na Alemanha, Europe Film Festival (2021) e Seoul International Film Festival, em 2021, na Coreia do Sul.