Projeto “Achei um livro” acontece na Vila Real, nesta sexta-feira (29/07)

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia.

Prefeitura espalhará cerca de 30 livros na Praça São Francisco de Assis

Se você gosta de ler, poderá ter a sorte de encontrar um livro! A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, realiza mais uma edição do projeto “Achei um livro”, nesta sexta-feira (29/07). A biblioteca espalhará cerca de 30 livros na praça São Francisco de Assis, localizada na Vila Real.

Os livros estarão em embrulho de presente com identificação da Biblioteca Municipal. Cada embrulho tem um adesivo que informa qual é o tipo do livro. Os livros serão deixados em locais públicos, como bancos, mesas, árvores, entre outros.

Para possibilitar que o maior número de pessoas possível encontre um livro, o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, solicita para que cada pessoa pegue apenas um exemplar encontrado. “Queremos reforçar para as pessoas que não é uma caça ao livro. Eles não ficam escondidos. Os livros são deixados ao acaso em locais visíveis para que as pessoas peguem e levem mesmo”, salienta o coordenador.

O objetivo do projeto é aguçar a curiosidade das pessoas para estimular o gosto pela leitura e, a partir daí, formar novos leitores, incentivá-los a conhecer e a fazer o cadastro de usuário na biblioteca municipal. Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 usuários cadastrados.

Quem achar um livro, pode compartilhar nas redes sociais com foto ou vídeo e com as hashtags #acheiumlivrohortolandia e #bibliotecacentralhto. Ou também pelo WhatApp da biblioteca, Bibliozap, cujo numéro é (19) 98970-7332, ou pelo Instagram.

MENÇÃO INTERNACIONAL

O projeto “Achei Um Livro” é uma iniciativa da Prefeitura que conta com grande aprovação do público e já virou referência em âmbito internacional. A Biblioteca Municipal de Hortolândia foi a única biblioteca pública do Brasil a receber uma menção especial da IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions), entidade sediada em Haia, na Holanda, que reúne bibliotecas de vários países do mundo. O anúncio oficial foi feito pela instituição em março deste ano.

O projeto “Achei um livro” também já é referência nacional a ponto de inspirar outros municípios brasileiros a replicar a iniciativa. O coordenador Rafael Antonio da Silva destaca que a biblioteca já foi citada em postagens em redes sociais feitas por cidades de outras regiões e estados que também decidiram fazer projetos semelhantes aos de Hortolândia.

O projeto “Achei Um Livro” foi criado em 2018. Desde então, de acordo com o coordenador, o projeto já espalhou em diferentes regiões da cidade cerca de 300 livros.