Oficina on-line mostra ações e estratégias de comunicação para profissionais da área cultural

Atividade virtual ao vivo, parceria entre Pontos MIS e Prefeitura de Hortolândia, será nesta terça, quarta e quinta-feira (07, 08 e 09/12)

Nestes tempos digitais, quais são as ações mais eficientes para se comunicar com o público? Para tentar responder essa pergunta, o programa estadual Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia promove a oficina on-line “Cultura e públicos: estratégias de comunicação”. A oficina está com as inscrições abertas por meio deste LINK. São 50 vagas disponíveis. Podem se inscrever pessoas com idade a partir de 16 anos. A oficina é para profissionais que atuam em espaços e/ou instituições culturais, nas áreas de produção, gestão cultural e também para artistas. O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural do Museu da Imagem e do Som, órgão do governo do Estado, que promove cursos, mostras e atividades nas áreas de cinema e audiovisual com os municípios paulistas parceiros.

A oficina acontecerá ao vivo, de forma on-line e remota pela plataforma Zoom, nesta terça, quarta e quinta-feira (07, 08 e 09/12), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado via e-mail aos participantes posteriormente após o término da oficina.

A oficina apresentará análises e ferramentas práticas para que profissionais da área cultural pensem em como realizar sua comunicação de maneira mais estratégica e entender como as mídias digitais têm mudado os modos de relacionamento com os públicos.

A aula 1, cujo tema será “Consumo cultural na era digital: o que está mudando?”, será mostrado um panorama sobre como as tecnologias digitais têm alterado os comportamentos e os hábitos dos públicos e abordará a situação do consumo cultural no Brasil. Já a aula 2, que terá o tema “Como as experiências oferecidas aos públicos podem gerar mais percepção de valor”, abordará a questão de como as experiências e atividades (on-line, presenciais e híbridas) oferecidas nos espaços culturais podem ampliar ou afastar públicos e quais são os fatores que interferem nessa situação. Por fim, a aula 3, com o tema “Ferramentas de comunicação para a área cultural”, ensinará como planejar e organizar uma comunicação com estratégia, e quais cuidados se deve ter com as comunicações visual e escrita. Serão mostradas ainda técnicas para se aproximar e envolver os públicos, tais como storytelling, aspectos sensoriais e infotenimento.

A oficina será ministrada pelo professor André Fonseca, que atua como consultor, professor e pesquisador independente nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade, com trabalhos realizados para importantes instituições culturais do Brasil e de outros países.