Oficina ensina como criar história em quadrinhos a partir de um texto literário

Você tem vontade de aprender a criar histórias em quadrinhos e como adaptar um texto literário para a forma de arte sequencial? Então, a dica é se inscrever para a oficina online “Linhas Paralelas Entre Quadrinhos e Literatura”, que será realizada pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. As inscrições devem ser feitas por meio deste LINK. São 50 vagas disponíveis. Podem participar pessoas com idade a partir de 14 anos.

A oficina acontecerá ao vivo, de forma online e remota pela plataforma Zoom, nas próximas segunda, quarta e sexta-feira (9, 11 e 13/08), das 19h às 21h. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. O certificado também será enviado por e-mail aos participantes posteriormente após o término da oficina. De acordo com o Ponto MIS, serão necessários na oficina ter acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho.

As histórias em quadrinhos se tornaram uma linguagem universal com sua mistura de escrita e imagens e uso de recursos como balões, que expressam falas e pensamentos dos personagens, e onomatopeias. Hoje, no mercado de entretenimento audiovisual, são produzidas várias adaptações de histórias em quadrinhos conhecidas para televisão, cinema e internet. Os quadrinhos também são úteis no processo de alfabetização das crianças, uma vez que elas começam a exercitar a percepção visual pela leitura das imagens e sequências narrativas apresentadas.

A oficina ensinará o passo a passo para produzir uma história em quadrinhos e as técnicas para se adaptar um texto literário para o formato de arte sequencial. Também será mostrado um breve panorama das histórias em quadrinhos e quais seus principais elementos. A oficina ainda irá propor aos participantes uma atividade prática de criação de quadrinhos e análise dos trabalhos feitos. A oficina será ministrada pelo quadrinista e cineasta David Ribeiro. O profissional já dirigiu e roteirizou várias produções audiovisuais, tais como o filme “Malgrado”, adaptação de um conto francês, e um documentário sobre a poeta paulista Orides Fontela. Entre 2014 e 2016, publicou as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”. Já em 2020 realizou uma serie de ilustrações em homenagem aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado. Atualmente, desenvolve a graphic novel autoral “Cósmica”.

Confira abaixo o conteúdo da oficina:

Primeira aula:

– O que é uma história em quadrinhos?

– De onde vem essa mania de contarmos histórias?

– Linguagens e narrativas dos quadrinhos

– Elementos das histórias em quadrinhos (balão/calha/requadro)

Segunda aula:

– O entendimento de uma história: o que ela nos diz?

– Criando uma storyline

– Como traduzir do texto para os quadrinhos

– Pensando em imagens

– Elaborando um roteiro