Mostra de Artes da Cena promove sessão do filme “Frida”, sobre a vida e a obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo

Sessão será nesta sexta-feira (16/09), às 19h30, na Escola de Artes Augusto Boal

Após apresentar espetáculos de dança e de teatro, a Mostra de Artes da Cena (MAC), promovida pela Prefeitura, prossegue neste mês. O evento realiza sessões de cinema com filmes sobre artes plásticas. Nesta sexta-feira (16/09), a atração é o longa-metragem “Frida”. A sessão será, às 19h30, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A classificação indicativa do filme é de 18 anos.

O filme mostra a vida e a obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo (1907-1947). Com um trabalho no estilo arte naïf, Kahlo produziu obras nas quais retrata aspectos e influências das culturas indígena e popular do seu país de origem. Ao longo de sua vida, Frida teve um relacionamento tempestuoso com o também artista plástico Diego Rivera. Por ter uma personalidade forte que a fez conseguir se impor no universo artístico e romper com os padrões do patriarcado, Frida se tornou um dos ícones do Feminismo, apesar de nunca ter feitos obras com temática feminista ou ter assumido essa atitude. 

No longa, a protagonista é interpretada pela atriz mexicana Salma Hayek. Já o artista e marido de Frida, Diego Rivera, é vivido pelo ator britânico Alfred Molina. A direção é da cineasta  americana  Julie Taymor. “Frida” ganhou os Oscars das categorias Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora. O filme é baseado no livro “Frida: A biografia”, da historiadora americana Hayden Herrera.