Moradores de Hortolândia enfeitam suas casas para participar do concurso “Natal de Luzes”

Prazo de inscrição para participar do concurso termina na próxima segunda-feira (20/12)

O clima natalino anima Hortolândia. Muitos moradores já enfeitam suas casas para participar do concurso “Natal de Luzes”, promovido pela Prefeitura. O concurso premiará os três imóveis da cidade com a decoração mais bonita. Com esta iniciativa, a Prefeitura busca estimular a população a decorar com enfeites e iluminação a área externa de suas residências, e assim embelezar a cidade neste período de fim de ano. Quem quiser participar deve acessar o site Mapa da Cultura (CLIQUE AQUI), da Secretaria de Cultura, e se inscrever por meio deste LINK. O prazo de inscrições termina na próxima segunda-feira (20/12). Podem participar moradores de casas, edifícios e condomínios residenciais.

Para levar alegria aos seus familiares, Mylena Barbosa, de 22 anos, moradora do bairro Vila Real Santista, decidiu participar do concurso. “No ano passado, o pessoal estava desanimado por causa da pandemia. Não pudemos nos reunir. Nesse ano, a gente resolveu fazer uma coisa diferente para alegrar o pessoal”, conta Mylena.

Ela e sua família enfeitaram o jardim em frente da casa com um presépio. “Meu pai fez uma casinha de madeira”, destaca a moradora. Além disso, eles colocaram uma árvore de Natal, decoração com lâmpadas pisca-pisca e uma guirlanda na porta de entrada.

Quem também já enfeitou a casa para participar do concurso é Alex Landim, de 51 anos, morador do condomínio Golden Park. Ele conta que a decoração em sua residência já ficou famosa a ponto de virar uma atração turística na região. Por intermédio de amigos e parentes, o morador soube do concurso e se inscreveu. “A cada ano fazemos uma decoração temática. Desta vez, o tema é sobre o ano de 2022”, conta Alex.

Dentre os itens que integram a decoração, o morador colocou bonecos de renas e um boneço de gelo no telhado da casa. Outros destaques são dois bonecos em tamanho natural do Papai e da Mamãe Noel. Para completar, o morador iluminou a parte da frente da casa com 15 mil micro lâmpadas. E tem ainda uma atração à parte para as crianças. “Colocamos também uma caixa de correio para as crianças depositarem suas cartinhas para o Papai Noel”, explica o morador.

INSCRIÇÃO

Os moradores que quiserem participar do concurso devem preencher a ficha a inscrição. Nela, o morador deve informar o nome e o endereço do imóvel, e fazer o upload do comprovante de residência (contas de água, luz, telefone ou internet ou correspondência bancária). O morador também deverá fazer o upload de até 5 fotos ou de um vídeo de até 30 segundos de duração que mostrem o imóvel decorado.

As fotos deverão ser feitas na posição horizontal, com boa iluminação e qualidade técnica, com dimensões de 1920 por 1080 pixels. Já o vídeo deverá ser gravado em posição horizontal, em formato MP4, com dimensões de 1920 por 1080 pixels e duração máxima de 30 segundos, podendo apresentar movimento vertical ou horizontal da câmera.

A decoração dos imóveis será avaliada com base nos seguintes critérios: harmonia natalina, originalidade, criatividade, inovação e impacto visual da decoração. A avaliação será feita por uma comissão formada por servidores da Secretaria de Cultura. A comissão fará a avaliação nos dias 21 e 22 deste mês. Os moradores deverão deixar a decoração exposta durante o período de 01/12 a 06/01 de 2022.

Serão premiados os três imóveis com a decoração mais bonita. O 1º colocado ganhará uma televisão de 60 polegadas, o 2º uma televisão de 50 polegadas e o 3º uma televisão de 40 polegadas. Os vencedores serão divulgados no dia 23 deste mês. Os prêmios serão dados ao proprietários, locatários ou moradores dos imóveis vencedores.