Livro protagonizado pelo detetive Sherlock Holmes é a obra mais lida pelos usuários da Biblioteca Municipal

O romance policial “O Signo dos Quatro”, com o famoso detetive criado pelo autor britânico Sir Arthur Conan Doyle, foi o livro mais emprestado em novembro

O romance policial “O Signo dos Quatro”, cujo protagonista é o famoso detetive Sherlock Holmes, escrito pelo autor britânico Sir Arthur Conan Doyle, e publicado em 1890, foi a obra literária que ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais lidos pelos usuários da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, em novembro.

“O Signo dos Quatro” é o segundo livro com Sherlock Holmes e seu assistente, o Dr. John H. Watson. A história é sobre uma moça, Mary Morstan que, após a morte de seu pai, tem recebido perólas valiosas enviadas por uma pessoa desconhecida. Intrigada, a moça procura o detetive para que ele investigue o que aconteceu com o pai dela.

Para o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, o fato do livro ter ficado na 1ª posição do ranking é resultado da nova organização por temas do acervo da biblioteca. “Os usuários estão conseguindo achar esses clássicos de suspense mais facilmente, e até mesmo sem ajuda do catálogo. Além disso, a literatura policial é um dos gêneros que os leitores mais gostam”, aponta Silva.

O coordenador ainda destaca que a biblioteca registrou um total de 1.008 empréstimos em novembro. “Foi o melhor mês, em termos de movimento, desde que a biblioteca retomou as atividades em julho deste ano. O ranking refletiu o movimento da ‘Black Week’ que realizamos entre os dias 22 a 30. Nesse período, houve bastante procura por livros infantis e curtos de leitura rápida”, destaca o coordenador. Ainda em novembro, a biblioteca registrou 32 cadastros de novos usuários, dos quais 21 feitos pelo COB (Cadastro Online da Biblioteca), 21 pedidos da carteirinha digital e 209 atendimentos via BiblioZap (número de WhatsApp da biblioteca).

O ranking mostra ainda a variedade do gosto literário dos usuários. Dentre os títulos mais procurados estão séries de sucesso como “Diário de Um Banana”, “Pokémon” e “My Little Pony”, livros paradidáticos, didáticos e infantojuvenis, e best-sellers.

Obras clássicas da literatura mundial também estão em alta no gosto dos leitores, com destaque para “Fábulas de Esopo”, obra que compila histórias atribuídas ao grego Esopo, um dos principais escritores da Antiguidade, e “E O Vento Levou”, da romancista americana Margareth Mitchell, livro que foi transformado em filme de mesmo título, lançado no final da década de 1930.

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, no mês passado, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar tanto no formato de foto (jpeg), quanto de documento (PDF).

Depois da validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da atual fase da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Neste mês, a biblioteca implantou outra novidade para os usuários, a carteirinha digital.

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias.

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados. O acervo pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

Confira abaixo o ranking dos 20 livros mais emprestados pelos leitores da Biblioteca Municipal:

Ranking dos 20 livros mais emprestados na Biblioteca Municipalem novembro
TítuloAutor
O Signo dos QuatroArthur Conan Doyle
Diário de Um Banana – Caindo Na EstradaJeff Kinney
Pokémon Black & White 5Hidenori Kusaka
O Que Me Faz PularNaoki Higashida
My Little Pony – Rarity Dita A Moda –
My Little Pony – Twilight Sparkie Faz Novas Amizades
Brincando Com Origamis – Portas da ImaginaçãoConstancia Maria Soares
No Tempo dos FaraósMichel Sethus
Diário de Um Banana – Dias de CãoJeff Kinney