JAIR PADOVANI

2ª e 3ª Administrações (1997–2000 e 2001–2004)

Jair Padovani nasceu no município de Monte Mor, Estado de São Paulo, em 14 de abril de 1953. Transferiu-se, junto da família, ao Distrito de Hortolândia, ainda durante a década de 1970, período marcado pela intensa expansão urbana e industrial da antiga área pertencente ao município de Sumaré. Sua trajetória inicial esteve ligada às atividades empresariais do setor de transportes, ramo no qual a família Padovani consolidou presença em Hortolândia, ao longo das décadas seguintes, acompanhando o crescimento populacional da cidade e a expansão logística impulsionada pela industrialização da Região Metropolitana de Campinas. Como outros empresários que chegaram a Hortolândia naquele período, Jair Padovani participou diretamente do processo de formação urbana da cidade, ainda marcada por carências de infraestrutura, crescimento acelerado dos bairros populares e forte expansão demográfica.

 

Ao longo dos anos 1980 e início da década de 1990, aproximou-se da vida política local, participando das articulações surgidas desde o processo de emancipação do município. Sua atuação esteve associada às pautas relacionadas à infraestrutura urbana, saneamento, expansão viária e fortalecimento administrativo da nova cidade. Eleito prefeito nas eleições municipais de 1996, assumiu o Executivo em 1º de janeiro de 1997, tendo como vice-prefeito Angelo Perugini, sendo posteriormente reeleito para um segundo mandato consecutivo e governando Hortolândia entre 1997 e 2004.

 

Entre os marcos mais importantes de seu governo destacou-se, em 1997, a celebração do convênio entre a Prefeitura de Hortolândia e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), medida fundamental para ampliação do abastecimento de água e expansão gradual das redes de saneamento básico em uma cidade que crescia rapidamente. Na área da saúde pública, sua principal realização foi a construção e inauguração do Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas, entregue em agosto de 2004. O equipamento representou um dos maiores investimentos públicos da história de Hortolândia até então, garantindo atendimento hospitalar próprio pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo maternidade, pronto atendimento, internações e serviços de média complexidade.

 

Durante seus mandatos também ocorreram investimentos em pavimentação, drenagem urbana, iluminação pública e urbanização de bairros em expansão, especialmente em regiões que ainda apresentavam infraestrutura precária nos anos posteriores à emancipação, próximas à Rodovia SP-101 “Jornalista Francisco Aguirre Proença”. Na área esportiva e de lazer, o município também passou por expansão de equipamentos públicos e revitalização de áreas comunitárias, principalmente com a inauguração do Ginásio Poliesportivo “Nelson Cancian”, em 2002. Durante o governo Jair Padovani, Hortolândia se consolidou administrativamente, inclusive ampliando sua integração econômica e urbana com outros municípios, sobretudo após a formalização jurídica que criou a Região Metropolitana de Campinas (RMC), mediante a Lei Complementar Estadual nº 870 de 2000.