Influencer de Hortolândia dará dicas de livros da Biblioteca Municipal

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Influencer de Hortolândia dará dicas de livros da Biblioteca Municipal

A adolescente Isabelly Modesto, de 15 anos, apresentará títulos do acervo da biblioteca, a partir da segunda-feira (24/01) 

Os jovens de hoje só querem saber de celular, aplicativos e jogos digitais. Eles detestam livros. Não é bem assim. Prova disso é que muitos jovens são populares nas redes sociais por compartilharem o gosto pela literatura e darem dicas de livros. Este é o caso de Isabelly Modesto, de 15 anos. Usuária cadastrada da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, a adolescente fará uma ação com apoio da própria biblioteca. Ela postará stories e resenhas de livros do acervo da biblioteca no Instagram, a partir da próxima segunda-feira (24/01). 

De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, a jovem conheceu a biblioteca nas redes sociais ao ver postagens feitas pela própria biblioteca. Isabelly, acompanhada de sua mãe, Míriam, foi conferir pessoalmente o espaço e aproveitou para fazer seu cadastro. “Achei legal o espaço. Fiquei surpresa positivamente. A biblioteca tem muita diversidade e livros que estão em alta. Inclusive, quando fiz minha carteirinha já peguei três livros que estava doida para ler”, conta Isabelly.

Os livros citados pela jovem integram a trilogia “Escândalos e Canalhas”, da autora norte-americana Sarah MacLean. Os títulos são “Cilada Para Um Marquês”, “Amor Para Um Escocês” e “Cilada Para Um Inglês”.

Isabelly tem perfil no Instagram no qual fala sobre literatura e obras que leu e gostou. Suas postagens atraem muita gente, tanto que já tem mais de 15.000 seguidores. Ela intensificou as postagens durante a pandemia. “Foi na época em que não podia sair de casa. Meu Instagram é meu refúgio. Eu sempre me senti conectada com a literatura e os livros. É muito bacana! Eu converso e interajo com as pessoas, que me perguntam dicas de livros. Também compartilho os livros que quero ler”, relata Isabelly.   

O coordenador Rafael Antonio da Silva explica que Isabelly fará resenhas dos livros no Instagram da Biblioteca Municipal e os stories no perfil dela, que serão respostados pela biblioteca. As postagens serão feitas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras. A ação será realizada até o dia 16 de fevereiro. Para quem quiser conferir as postagens, é só acompanhar no Instagram da biblioteca (CLIQUE AQUI) e de Isabelly (CLIQUE AQUI)

“O objetivo dessa ação com a Isabelly é promover a biblioteca e seu acervo, integrar e interagir com os jovens leitores por meio das mídias sociais. É muito importante a biblioteca fazer essa aproximação com uma linguagem e um formato jovens. Queremos estreitar o laço com o público jovem e cada vez mais trazê-lo para conhecer a biblioteca”, destaca Silva. 

O coordenador ressalta ainda que, atualmente, a biblioteca tem mais de 5.500 leitores cadastrados. Desse total, 33% dos usuários estão na faixa de 0 a 20 anos. 

CADASTRO

Para facilitar a vida de quem quer se cadastrar como usuário, a Biblioteca Municipal implantou o COB (Cadastro On-line Biblioteca), em outubro do ano passado. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF). 

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses.

A Biblioteca municipal está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).