Hortolândia realiza pré-estreia do documentário sobre Mestre Chiquinho

Hortolândia realiza pré-estreia do documentário sobre Mestre Chiquinho

xibição será na próxima terça-feira (14/12), às 19h, no Centro de Memória; depois documentário ficará disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura

Uma celebração a um ilustre morador da cidade e à cultura popular. Esta é a premissa do documentário “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”, que terá pré-estreia promovida pela Prefeitura de Hortolândia. A exibição será na próxima terça-feira (14/12), às 19h, para convidados, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior. Depois, o documentário ficará disponível no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (CLIQUE AQUI). O município foi selecionado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, iniciativa da associação Amigos da Arte em parceria com o governo do Estado, para realizar o documentário. A produção foi feita pela Secretaria de Cultura e a produtora Rumo Audiovisual. A direção é de Diego Freitas e Julia Rany Campos Uzun.

O documentário tem 30 minutos de duração. De acordo com a diretora Julia Uzun, o documentário conta a vida de Mestre Chiquinho, cujo nome verdadeiro é Francisco Aparecido Borges de Almeida. O roteiro começa com a origem de Mestre Chiquinho, nascido na cidade de Arealva, na região de Jaú e Bauru. Depois, mostra sua chegada a Hortolândia, onde mora desde 1976. A partir daí, o documentário foca o trabalho de Mestre Chiquinho para manter vivas as tradições da cultura caipira na cidade.

Mestre Chiquinho ajudou a criar, nos anos 1980, a Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, que mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade. É também um dos criadores do grupo Pioneiros do Catira, em 2006, que faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos. Mestre Chiquinho também é um dos idealizadores da Orquestra de Viola de Hortolândia, formada em 2009 e que inicialmente chamava-se Orquestra de Viola Comitiva da Esperança.

Por fim, o documentário mostra os projetos atuais que Mestre Chiquinho desenvolve na cidade, dentre as quais as aulas dos cursos de violão e viola ministrados pela Prefeitura.

“O grande objetivo do documentário é ressaltar a importância de Mestre Chiquinho na valorização da cultura caipira. O trabalho dele ajuda a manter vivas a memória e a história da cidade”, destaca Julia Uzun, acrescentando ainda que o documentário marca os 65 anos de Mestre Chiquinho, completados em novembro deste ano.

Para refazer a trajetória de Mestre Chiquinho, o documentário conta com entrevistas e depoimentos de 15 pessoas, dentre amigos, parentes, familiares e integrantes dos grupos coordenados por ele. Ainda de acordo com a diretora Julia Uzun, o documentário apresenta mais de 20 fotos do acervo pessoal de Mestre Chiquinho e do Centro de Memória.