Hortolândia promove exibição de curta-metragem sobre folclórico cronista esportivo

Sessão ainda terá exibição do curta “O entalhe do sertão” e bate-papo com a diretora Helens Quintans, nesta sexta-feira (03/06), às 19h, na Escola de Artes

“Amigos do futebol”, Hortolândia convida as torcidas para uma sessão dupla de cinema. A Prefeitura exibirá os curtas-metragens “A última transmissão” e “O entalhe do sertão”, nesta sexta-feira (03/06). A sessão será, às 19h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Após a exibição, haverá bate-papo com a diretora dos dois curtas, Helen Quintans. “A última transmissão” é um projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado. A exibição e o bate-papo têm apoio da Prefeitura. Os dois curtas tem classificação indicativa livre.

O curta “A última transmissão” (foto) conta, em tom semi-ficcional, o último dia da vida do comentarista esportivo Brasil de Oliveira, mais conhecido como “Brasa”, cujo verdadeiro nome era Rodrigo Lagoa (1950-1996). Figura folclórica do jornalismo radiofônico da região, Brasa sempre começava seus comentários com a frase “Amigos do futebol”. Além de sua trajetória profissional, o curta retrata a vida pessoal solitária que o comentarista teve, em função de ser homossexual e por atuar no ambiente predominantemente masculino do futebol. O curta tem duração de 15 minutos.

Já o documentário “O entalhe do sertão” aborda o trabalho em xilogravura do artista J. Borges. A xilogravura é uma das principais manifestações da cultura popular do Nordeste brasileiro. O curta apresenta ainda poemas do cordelista Samuel de Monteiro, declamados pelo poeta Chico Pedrosa. O documentário tem 16 minutos de duração.

Com dez anos de carreira profissional, Helen Quintans também atua em outras áreas do cinema. Recebeu o Prêmio Macaquinho Dourado do IV Festcine Pinhais de melhor direção de fotografia no curta-metragem “O

Livro da Salvação” e os prêmios de melhor fotografia no curta “Antônia” nos festivais Caruaru e Morce-Go Vermelho, além da menção honrosa no FESTCIMM. Já como diretora de arte, recebeu o prêmio da crítica Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte com o curta “Antonia”.