Hortolândia lança 1ª edição da revista Aldir Blanc, nesta quarta-feira (25/05)

Publicação apresenta projetos culturais contemplados pela lei federal de 2020

Hortolândia socorreu o setor artístico-cultural durante a fase mais aguda da pandemia. Os profissionais dessa área sofreram muito com a suspensão de suas atividades por causa das restrições sanitárias e do isolamento social. Para auxiliá-los, a Prefeitura ofereceu subsídio para que eles realizassem projetos por meio da Lei Federal Nº 14.017 de 2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor fluminense que morreu em decorrência da COVID-19. Para isso, os contemplados tiveram que executar contrapartidas. Para fazer a prestação de contas, a Prefeitura lança a 1ª edição da revista “Lei Aldir Blanc”, nesta quarta-feira (25/05). O evento de lançamento será, às 19h, no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Professor Ronaldo Dias de Almeida, localizado na rua Vicente Palhão s/nº, Jardim Santa Cândida. O evento integra a programação comemorativa do aniversário de 31 anos de emancipação política de Hortolândia.

A publicação apresenta os 161 projetos contemplados pelos incisos II e III da lei nos segmentos de artes cênicas (teatro, dança e circo); artes visuais e audiovisual em fomato digital; patrimônio cultural, material e imaterial; música; literatura e poesia; economia da cultura; e manifestações de rua. Boa parte desses projetos foram disponibilizados no canal do YouTube e nas redes sociais da Secretaria de Cultura. A revista também está disponível no formato digital no site Mapa da Cultura.

De acordo com a Secretaria de Cultura, foram impressos 5.000 exemplares da revista, que serão distribuídos para os contemplados durante o evento e também em âmbito regional. O evento terá ainda a exibição de um vídeo com as fotos dos projetos realizados e apresentação musical do grupo Quinteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura.

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, a execução da lei foi um grande desafio para o município. “A 1ª edição da revista é um produto editorial jornalístico que traz em suas páginas as realizações de uma ação concluída com êxito por meio da Lei Aldir Blanc realizada no município. Executar a lei foi um grande desafio e ao mesmo tempo um afago para os artistas de Hortolândia durante a pandemia que necessitavam de uma ação emergente como foi a lei. A 1ª edição da revista contempla os projetos realizados nos incisos da Lei. É também uma forma de registrar e memorizar esses conteúdos tão preciosos”, destaca Bueno.