Filme brasileiro inspirado em ocupações estudantis de 2015 é atração do projeto Pontos MIS

Longa-metragem será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (17/06); no sábado (18/06), haverá debate sobre a produção

O ano de 2015 foi sacudido por ocupações de escolas públicas mobilizadas por estudantes paulistas. Os jovens protestavam contra o projeto de reorganização das unidades educacionais pelo poder público. Esse é o mote do filme “Selvagem”, atração desta semana do projeto “Bate-papo de cinema”, promovido pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (17/06) até domingo (19/06). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos.

O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (18/06), às 18h. O debate contará com a participação do diretor do filme, Diego da Costa, e da produtora cultural e integrante do ICine, Cintia Marília Santos Bertini. O bate-papo terá mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS. O bate-papo terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

“Selvagem” é protagonizado por Sofia, estudante que almeja passar no vestibular e encontrar um emprego para poder sair de casa. Mas, a escola onde ela estuda é ocupada por seus colegas de classe. A partir daí, ela enfrentará um dilema: continuar seus estudos sozinha ou participar do movimento junto com seus amigos?

O filme conta com a atriz Lucélia Santos, que interpreta uma das professoras da escola ocupada. O elenco tem ainda Fran Santos, que interpreta a personagem Sofia, Vilma Melo, Kelson Succi, Frô Santos e o rapper Rincon Sapiência. A direção é do cineasta Diego da Costa. Em sua carreira, já realizou o curta-metragem “Argentinos” e a websérie “NipoBrasileiros”. Atualmente, produz os filmes “São Ateu”, já finalizado, e “Sonhos em 3D”, em fase de produção e co-direção com Hiro Ishikawa.

“Selvagem” foi o vencedor do prêmio de melhor filme do público no 14º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo, em 2019. O longa foi ainda um dos finalistas para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar deste ano.