Filme argentino sobre embalsamento de Evita Perón é a atração do Ponto MIS desta semana

Evita Perón foi a líder política mais carismática da Argentina. Ao morrer, seu corpo foi embalsamado e virou o motivo de uma disputa que se arrastou por mais de 20 anos. Este é o mote do filme “Eva Não Dorme”, atração desta semana do projeto “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), órgão do governo estadual, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O filme estará disponível para o público a partir desta quinta-feira (02/09) até o sábado (04/09). Para assisti-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. A exibição acontece em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte.

Após assistir, o público poderá saber mais detalhes e curiosidades sobre o filme no bate-papo on-line que o projeto promoverá no sábado (04/09). O debate contará com a participação do cineasta e pesquisador Bruno Cucio, e mediação da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O bate-papo será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do Ponto MIS (CLIQUE AQUI). O debate terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O longa-metragem conta a história do embalsamento do corpo de Evita Perón, primeira-dama e esposa do presidente Juan Perón, que faleceu aos 33 anos, vítima de câncer de útero. O embalsamento foi feito pelo médico espanhol Pedro Ara. Três anos depois, o presidente Juan Perón, foi derrubado do poder por um golpe de estado. O corpo de Evita é roubado e enviado para a Itália, com o objetivo de tentar apagar a lembrança e o legado de Evita na Argentina. Seu corpo então vira o centro de um confronto de poder que durou vinte e cinco anos.  O filme é estrelado pelo ator mexicano Gael García Bernal. A direção é de Pablo Aguero. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.