Escritor Marcelino Freire é atração do sarau “Parada Poética”

Evento da Prefeitura de Hortolândia será nesta segunda-feira (01/08), às 19h, no Centro de Memória

O sarau “Parada Poética”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, terá uma atração inspiradora para o público que quiser soltar a voz literária na segunda-feira (01/08). O convidado do evento será o escritor Marcelino Freire (foto). O sarau será, às 19h, no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O evento acontece na primeira segunda-feira de cada mês.

Nascido em Sertânia (Pernambuco), Freire já teve várias de suas obras adaptadas para o teatro. Iniciou sua carreira literária nos anos 1980. Na década seguinte, por conta própria, publicou seus dois primeiros livros, “AcRústico” e “EraOdito”. Dentre suas principais obras destacam-se “Contos negreiros”, vencedor do Prêmio Jabuti, publicado também na Argentina e no México, e “Nossos ossos”, vencedor do Prêmio Machado de Assis. A obra foi também publicada em Portugal, na Argentina e França. Em paralelo, atua como professor de oficinas de criação literária. Em 2006, Freire criou o evento “Balada Literária”, realizado anualmente no bairro da Vila Madalena, na cidade de São Paulo, com participações de autores brasileiros e internacionais.

Declamar poesias

Além de conferir a participação de Marcelino Freire, o público poderá soltar a voz para declamar poesias ou textos literários de autoria própria ou de autores conhecidos no sarau.

Para participar, é só comparecer no dia do evento. A curadoria é do músico, escritor e mestre de cerimônia Renan Inquérito, criador do sarau. O evento terá ainda as intervenções musicais do DJ Viny e seus toca-discos. O sarau tem classificação indicativa para pessoas com idade a partir de 16 anos. Além disso, o evento terá área de alimentação com food trucks.

Novidades tecnológicas e exposição

Entre uma declamação poética e outra, o público poderá ainda conhecer o Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história do município, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.

O Centro de Memória ainda oferece duas novidades tecnológicas para o público. A primeira é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea ao lado do local. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil.

O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.

O fornecimento e a instalação do equipamento foram feitos pelo grupo Railcam Brasil, que reúne admiradores e fãs de trens e ferrovias do Brasil e de outros países. Hortolândia é o segundo município a receber a câmera. A iniciativa conta com o apoio da empresa Rumo e da Prefeitura. Além da câmera, o grupo disponibilizou o Wi-Fi gratuito no Centro de Memória, cujo uso é gratuito somente para visitantes, mediante uso de senha, fornecida pelo espaço.

Outro atrativo do Centro de Memória é a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem ao Mestre Chiquinho, um dos moradores mais ilustres da cidade. A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos.

Parada Poética

O sarau foi criado pelo poeta e rapper Renan Inquérito, em 2013, e desde então já se tornou um evento de referência na região. O poeta já é conhecido em Hortolândia. Em 2019 e 2020, em parceria com a Prefeitura, Renan realizou o sarau “Aqui Trem Poesia”. Já em 2021, em virtude da pandemia, o evento teve edições on-line ao vivo.

A primeira edição do sarau aconteceu em março deste ano, com a participação de Fernando Anitelli, líder do grupo Teatro Mágico. As demais edições já tiveram os rappers Gog e Fabio Brazza, a cantora Ellen Oléria e o poeta Sergio Vaz, o rapper RAPadura Xique-Chico e o músico Enok Virgulino.