Duas oficinas culturais gratuitas do projeto PontosMIS estão com inscrições abertas

Oficinas sobre “Reciclagem de Mídias” e “Cinema x Teatro” têm o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura

Se você gosta de cinema, teatro e novas mídias fique atento à seguinte oportunidade: estão abertas as inscrições para duas oficinas culturais gratuitas do projeto Pontos MIS, do Governo do Estado. São elas “Reciclagem de Mídias – Vídeo Avatar” e “Cinema x Teatro – Paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator”. A ação tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Há 50 vagas disponíveis em cada uma delas. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla (veja abaixo).

Aberta para pessoas com 14 anos ou mais, a oficina “Reciclagem de Mídias” é voltada a educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas e acontecerá nos dias 19, 21 e 22 deste mês (terça, quinta e sexta-feira), das 19h às 21h. Cada um dos três encontros terá duração de duas horas e será realizado ao vivo, via plataforma zoom. As aulas serão ministradas pelo filme-designer, educador e programador Kaká.

O link de acesso à aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado. A inscrição deve ser feita neste link: https://www.sympla.com.br/oficina—reciclagem-de-midias—video-avatar-com-kaka__1357407?token=65410351fd7dbe5abbea9e8f766a13d7.

Já a oficina “Cinema x Teatro – paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator” é aberta a pessoas a partir de 14 anos, interessadas no tema. As aulas serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom, em três encontros, nos dias 25, 27 e 29 deste mês (segunda, quarta e sexta-feira), das 19h às 21h. O curso será ministrado pela atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema Vanise Carneiro.

Assim como na outra oficina, o link de acesso a cada a aula será enviado automaticamente no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, bem como o certificado. A inscrição deve ser feita neste link: https://www.sympla.com.br/oficina-cinema-x-teatro—paralelos-entre-as-linguagens-e-suas-implicacoes-no-trabalho-do-ator__1333777?token=7ea7de31ea250e6048569eea346bdfed.

Saiba mais sobre a oficina “Reciclagem de Mídias – Video Avatar”:

A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e “memético”, próprio desta faixa etária. A ideia é fazer um misto de reflexão e criação de mídias (colagens, gifs e videos) a partir da re-combinação, da mistura e do remix de materiais preexistentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc). Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensar o mundo, o lugar de cada um nele e nas informações consumidas diariamente.

Saiba mais sobre a oficina “Cinema x Teatro – paralelos entre as linguagens e suas implicações no trabalho do ator”:

A oficina Cinema x Teatro traça paralelos entre as duas linguagens, enfocando de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator. Partindo da análise da presença do ator – corpo/imagem, no cinema e no teatro, serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.