Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre a produção

Um relato intimista sobre as dificuldades e os preconceitos que um adolescente enfrenta ao decidir fazer a transição de gênero. Esse é o mote do documentário “Limiar”, atração do projeto “Bate-papo de cinema”, realizado pelo programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), do governo do Estado, e a Prefeitura de Hortolândia. O projeto disponibiliza on-line o filme, a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07). Para assistí-lo, é necessário fazer inscrição por meio deste LINK. O longa-metragem integra a mostra “ICine de Cinema”, realizada em parceria com o movimento ICine, rede formada por cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista. O documentário tem classificação indicativa de 12 anos. A exibição do filme marca ainda o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado na terça-feira (28/06).

O projeto também promove um bate-papo on-line ao vivo sobre o filme, neste sábado (02/07), às 18h. Participarão do debate a diretora do documentário, Coraci Ruiz, e o presidente do coletivo de cinema, Kino-Olho, de Rio Claro, Raphael Paes da Silva. A mediação será da diretora e roteirista Giuliana Monteiro. O público poderá assistir o bate-papo no canal do YouTube do Pontos MIS, que terá interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

No documentário, filmado entre 2016 a 2019, a cineasta Coraci Ruiz mostra a transição de gênero de seu filho, Noah, de 16 anos, a partir de relatos comoventes do jovem, da própria Coraci e de sua mãe. “Limiar” foi exibido em vários festivais de cinema do Brasil e de outros países. O filme recebeu prêmios de Melhor Direção no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em 2020, e de Melhor Documentário, no 36º Lovers Film Festival, em 2021, na Itália.