Comédia libanesa “Caramelo” é a atração do projeto “Bate-Papo de Cinema” desta semana

Quer conhecer a produção cinematográfica de outros países? Uma boa oportunidade para fazer isso é conferir o projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O projeto promove a mostra “Ponto MIS Belas Artes”, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, que exibirá neste mês filmes de diferentes países. A atração desta semana é a comédia libanesa “Caramelo”. O longa-metragem está disponível para o público a partir desta quinta-feira (08/07) até o sábado (10/07). Quem quiser assistir o filme, deve fazer inscrição por meio deste LINK.

O projeto também promoverá um debate sobre o filme, neste sábado (10/07). Participa do bate-papo a cientista social e estudiosa da cultura do Oriente Médio, Mona Perlingeiro. A mediação será da cineasta Giuliana Monteiro. O bate-papo será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do Ponto MIS (CLIQUE AQUI), com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

O filme é ambientado em um salão de beleza em Beirute, capital do Líbano, frequentado por diversas mulheres. Uma delas é a estilista Rima, que não sabe como lidar com a atração que sente por uma cliente. Outra frequentadora é a costureira Rose, que deixa de lado seus sonhos e ambições profissionais para cuidar da família. Já a dona do salão, Layale (foto), tem um caso de amor complicado e busca conselhos com suas funcionárias.

O título do filme faz referência a um método de depilação com cera de caramelo, utilizado em países árabes. O filme tem classificação indicativa de 14 anos. Produção de 2007, “Caramelo” marca a estreia como diretora da atriz Nadine Labaki, que interpreta a dona do salão. Nadine é uma das artistas mais conhecidas do Líbano. Em 2019, ela foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro com o longa-metragem “Cafarnaum”, no qual ela assina a direção e também atua.