Centro de Educação Musical de Hortolândia ainda tem vagas em cursos de instrumentos musicais

Formação promove acesso da população à cultura e incentiva carreira musical

Para quem gosta de música e pretende estudar gratuitamente nos cursos promovidos pela Prefeitura de Hortolândia, ainda neste ano, ainda há vagas para sete cursos de instrumentos específicos: oboé (4 vagas), percussão (1 vaga), trompa (3 vagas), trompete (10 vagas), fagote (5 vagas), bombardino/trombone (3 vagas) e tuba (1 vaga). Interessados podem procurar o CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), até o dia 05 de novembro. Inicialmente, as inscrições se encerrariam nesta sexta-feira (29/10), mas, em virtude do feriado, o prazo foi prorrogado. Os cursos são voltados a crianças e jovens, entre seis e 16 anos de idade, moradores de Hortolândia. Além do curso de instrumentos, o CEMMH oferecerá aulas de Iniciação Musical. Porém, todas as vagas já foram preenchidas. As aulas começam no início de novembro e não é necessário que o aluno tenha instrumento próprio. A iniciativa busca ampliar o ensino público de música no município e o acesso da população à cultura.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, em dias úteis, das 8h às 7h, no próprio CEMMH, órgão da Secretaria de Cultura, localizado na Rua Vicente Palhão, s/nº, no Jardim Santa Cândida, região do Rosolém. É necessário levar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG) e comprovante de residência. Menores de 16 anos devem fazer a inscrição acompanhados de pai, mãe ou responsável. É preciso também respeitar as medidas sanitárias relativas à prevenção da Covid-19 (uso de máscara e álcool gel). Segundo o maestro Márcio Beltrami, coordenador do CEMMH, se o número de interessados for maior que a quantidade de vagas oferecidas, os candidatos passarão por processo de avaliação. Quem não for aprovado, ficará em lista de espera.

Construindo carreiras

A musicista Mayara Raquel Filier, hoje professora de música concursada, ministrando aulas em três escolas municipais de Hortolândia, iniciou sua carreira na área musical aos 12 anos, como aluna do CEMMH, junto com os três irmãos. Lá permaneceu até os 18 anos, quando foi aprovada no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para o curso de Música. Durante todo o tempo em que cursava o Ensino Superior e também o Conservatório de Tatuí nunca se afastou da escola, onde passou, em 2013, a atuar como monitora dos cursos de instrumentos musicais e integrou também o grupo “Sopro de Prata” e a Banda Municipal, como flautista transversal. Em sua família, outros dois ex-alunos da escola vivem de música.

Em 2021, após assumir o cargo de professora de música na rede municipal de ensino, solicitou afastamento temporário do CEMMH. Hoje, tem a felicidade de ver ex-alunos seus da Escola de Música ingressarem em boas faculdades da área e se tornarem também professores. Emociona-se ainda em atuar numa escola que leva o nome de um grande amigo, também musicista, colega de CEMMH e de faculdade, o professor Richard Chibim Naumann, morto pela Covid-19, em março deste ano.

“Eu acredito muito na educação pública, pois ela pode e é de qualidade. Por isso, é importante e necessário continuar os incentivos nesta área. Tanto a Escola de Música, quanto o conservatório de Tatuí, a Unicamp e a EMESP (Escola Municipal de Música de São Paulo), onde estudo atualmente, como aluna do professor Rogério Wolf, são públicas e gratuitas. Caso o aluno queira se tornar profissional, a Escola de Música de Hortolândia dá todo o apoio. É um projeto público forte na área, aqui na região, com tantos frutos. Mas é também muito válido como desenvolvimento pessoal para quem quer atuar em outras áreas. Deixa a pessoa mais feliz, a vida mais leve, pois ela faz amizades e aprende a ter disciplina para trabalhar, falar em público. Eu me sinto honrada em contribuir também de forma pública”, afirma a musicista.

Foto: Rodrigo França