Cantor Renato Gama fará show presencial gratuito neste domingo (07/11)

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Cantor Renato Gama fará show presencial gratuito neste domingo (07/11)

Durante a apresentação, alusiva ao Mês da Consciência Negra, o artista gravará show, aberto ao público

O projeto “Hortolândia Cidade das Artes”, promovido pela Prefeitura, oferece a quem gosta de música uma atração cultural gratuita para o final de semana. É o show “AfrôGira – A Gira dos quintais das pequenas”, que o cantor, compositor e musicoterapeuta Renato Gama fará neste domingo (07/11), às 20h, no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), localizado na Rua Vicente Palhão, s/nº, no Jardim Santa Cândida. 

A apresentação será gravada e disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura no dia 20 deste mês, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra. Neste terceiro trabalho, o artista oferece ao público um disco duplo em que aborda importantes pontos da temática negra no Brasil. 

O lançamento do vídeo será no canal do Youtube da Secretaria, disponível neste link: https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos. O projeto “Hortolândia Cidade das Artes” foi escolhido para compor a programação do “Circuito SP Online”, dentro do edital “Juntos Pela Cultura”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Organização Social Amigos da Arte.

Interessados em assistir ao espetáculo precisam chegar com antecedência para retirar o ingresso. Uma hora antes do início do show, serão distribuídas 50 senhas entre os presentes. A medida visa a controlar o acesso do público ao espaço. A apresentação presencial cumprirá os protocolos sanitários de proteção à Covid-19. 

Segundo o artista, a nova obra traz “narrativas pretas com pontos significativos da ocupação africana nos territórios brasileiros, utilizando do afeto como liga para as amarras pessoais e criando um cenário onde o aquilombamento se torna fundamental para gerir espaços de segurança. Esse trabalho produz muitos sentidos para a população negra, povos originários e pessoas que compartilham a ideia da importância da contribuição do continente africano”.

Quem é Renato Gama:

Renato Gama é musicoterapeuta, compositor, cantor, produtor artístico-musical da Sá Menina Produtora, do Pele Preta Estúdio e cofundador do Centro Cultural Viela em Dia de Lua. Dentre a lista de concepção, direção e produção, tem como principais trabalhos o “Botica Poesia”, com poemas musicados do escritor Sérgio Vaz, que participou do Circuito Sesc de Artes/2019. Criou e dirige a “Orquestra Profunda de Delicadeza” com musicalização de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e poemas musicados das escritoras Neide Almeida, Débora Garcia, dentre outras. Escreveu e dirige espetáculos lítero-musicais, como, o musical infantil “As Aventuras do Boi Beleza”, baseado no livro do escritor Paulo Rafael; “O Mundo Cá Tem Fronteira”; o musical infanto-juvenil “As Rainhas do Tempo” com o coletivo “3Áfricas”; “Canto de Vida e Obra” sobre a escritora Conceição Evaristo, apresentado na inauguração do Sesc 24 de Maio. Dirige as “Pastoras do Rosário”, mulheres negras sexagenárias no show “Libertador”, além de produzir os trabalhos solos de “Mariana Per”, “Nelson Triunfo”, Tila Tavares. 

Concebeu ainda a trilha sonora do programa “Afronta”, lançado no canal Futura, criou e mediou a oficina “Sonoras da Masculinidade para Infância e Paternidade Preta” no Sesc e Casas de Culturas. Estabeleceu parceria no lançamento dos livros “Nós-20 Poemas e uma oferenda” de Neide Almeida, e dos livros Cadernos Negros, volumes 40 e 41, musicando poemas destas obras.