“Café na roça” apresenta Parque Socioambiental Antonio Gazzetta para população

Evento será realizado neste sábado (17/09), a partir das 5h

Antigamente, as famílias tinham o costume de começar o dia reunidas em volta da mesa para o café da manhã. Para resgatar essa tradição popular, a Prefeitura de Hortolândia promove o evento “Café na roça”, neste sábado (17/09), a partir das 5h, na sede da antiga Fazenda Gazzetta, localizada no Jardim Terras de Santo Antonio, cuja entrada principal é pela rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275.

A população poderá degustar um delicioso café, feito em um fogão a lenha, e quitutes típicos do interior, no ambiente bucólico da fazenda, rodeada por mangueiras, jabuticabeiras, laranjeiras, pereiras, dentre outras espécies de árvores frutíferas. O café terá ainda música sertaneja com o cantor Chico Amado, Mestre Chiquinho e músicos da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia. O evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria de Cultura. Nesta semana, a Prefeitura finaliza os últimos preparativos na fazenda para a realização do evento (foto).

No evento, a Prefeitura também apresentará para a população o espaço da fazenda, onde será construído um novo parque socioambiental. Em maio do ano passado, em comemoração aos 30 anos de emancipação política de Hortolândia, a Prefeitura assinou o termo de posse da fazenda. Em 2017, a Administração Municipal iniciou as tratativas com a família Gazzetta, proprietária da área, para a aquisição da fazenda.

“Com a realização do ‘Café na roça’, queremos oferecer um momento para que as pessoas relembrem suas origens. E, ao mesmo tempo, preservem a memória do espaço da Fazenda Gazzetta, um local de grande importância histórica para Hortolândia, onde já se criou gado, plantou-se café, milho e cana-de-açúcar”, destaca o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

Fazenda Gazzetta

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a fazenda, com área de mais de 50.000 m2, tem uma mata ciliar, onde há uma nascente que abastece o lago que fica no centro da área. A fazenda possui ainda espaços históricos, com destaque para a capela, que leva o nome de Santo Antonio.

Na ocasião da assinatura do termo de posse, o prefeito Zezé Gomes anunciou a implantação do novo parque socioambiental. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o projeto de construção do parque e revitalização da área está em fase de contratação. O projeto seguirá o padrão dos parques socioambientais existentes no município com pista de caminhada, academia ao ar livre e iluminação com lâmpadas de LED.

Atualmente, a fazenda é ocupada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (foto abaixo). Dentre os espaços já ocupados estão o espaço onde vivia o caseiro da fazenda, na qual fica um servidor da secretaria com a função de caseiro. Já a casa principal da fazenda abriga o Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, órgão responsável pelas atividades de educação ambiental e pelo serviço de poda e corte de árvores no município. O departamento ainda coordena as atividades do Viveiro Municipal, onde é cultivada espécies para a arborização urbana e a jardinagem dos parques e prédios públicos.

Além de ocupar os imóveis da fazenda, a Prefeitura realizou trabalhos de pintura, elétrica, jardinagem, troca de telhados, restauração de pisos e construção de um novo espaço de convivência. Após a restauração, o objetivo é transformar o local em um novo cartão postal da cidade.

Família Gazzetta

Antonio Gazzetta era o proprietário da fazenda. Com seu falecimento, o imóvel foi dividido entre seus dois filhos, Dorival Antonio e José Francisco. As terras ao redor da propriedade foram loteadas e se tornaram os bairros Jardim Terras de Santo Antonio, cujo nome é em homenagem ao falecido proprietário da fazenda, e Jardim Adelaide, nome da esposa de José Gazzetta Sobrinho, irmão do falecido proprietário da fazenda. A pedido da família, o futuro parque receberá o nome Antonio Gazzetta.

De acordo com José Francisco, um dos filhos de Antonio Gazzetta, o imóvel pertencia à família desde 1938. A preocupação com a preservação ambiental foi transmitida de geração a geração. José Francisco ainda salienta que a história da fazenda se mistura com a história da cidade e, principalmente, dos bairros da região. “A Fazenda Gazzetta é uma referência para Hortolândia”, destaca Francisco.

A secretária da Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, destaca que a implantação de um novo parque na antiga fazenda Gazzetta integra ações contínuas da Administração Municipal para melhorar as áreas públicas da cidade. “A orientação do prefeito Zezé Gomes é a de manter constante a transformação dos parques socioambientais da cidade. Sempre com o olhar voltado à oferta de bons serviços à população. Isso está ocorrendo na Fazenda Gazzetta, no parque socioambiental Dorothy Stang, no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape) e em outros espaços públicos. O ‘Café na roça’ é uma maneira de mantermos viva a ideia de transformação. Ao mesmo tempo, é um evento em que executamos a missão de preservar a memória do espaço que é parte da história do desenvolvimento do município. Como bem define a letra do hino de Hortolândia: ‘Hoje indústrias e ontem fazendas’”, salienta Eliane.