Bota

A marcação da catira é feita com a batida dos saltos de madeira das botas no tablado e com as palmas, acompanhando assim os acordes da música cantada pelo violeiro.

Os praticantes de catira organizam-se em duas fileiras paralelas. Em geral, o violeiro e o cantador que entoam as músicas para a catira ficam na extremidade dessas fileiras, entoando uma terça acima ou abaixo do tom tradicional. O violeiro dá início à festa, tocando ritmos específicos como o rasqueado, para que os dançarinos e dançarinas façam passos característicos, como a escova, o bate-pé, os pulos e o bate-mão. A seguir, os cantadores iniciam uma moda de viola com temas diversos, sempre em estilo narrativo. Os violeiros criam intervalos entre os versos para recomeçar o rasqueado, quando os dançarinos e dançarinas reproduzem seus passos, alternando a moda com as batidas de mão e pé. Enquanto a música é cantada, os catireiros têm seu intervalo e aguardam para a volta do rasqueado.

Quando a moda termina, os catireiros unem-se em roda e giram batendo os pés e as mãos de forma alternada: esse movimento é conhecido como figuração da serra abaixo, sendo finalizado com o retorno de todos às suas posições iniciais. A prática se encerra com a troca de lugar das fileiras iniciais e sua meia-volta, o recortado. Assim, todos cantam uma canção, repetem as batidas de mãos, pés e pulos.