Biblioteca Municipal retoma atendimento presencial, nesta segunda-feira (26/07), com 160 novas obra

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Biblioteca Municipal retoma atendimento presencial, nesta segunda-feira (26/07), com 160 novas obras

Uma boa notícia para quem estava com saudade dos livros. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, retoma o atendimento presencial nesta segunda-feira (26/07). A biblioteca permaneceu fechada durante um ano e cinco meses em virtude da pandemia do Coronavírus. Além disso, a biblioteca amplia o acervo e oferece cerca de 160 obras novas para empréstimo. Atualmente, a biblioteca tem cerca de 16.000 títulos. A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50.

Usuários cadastrados e o público poderão voltar a usufruir dos serviços da biblioteca, mas com algumas restrições. De acordo com o coordenador do espaço, Rafael Antonio da Silva, serão permitidos no máximo 7 usuários por vez dentro da biblioteca, sendo 2 na lan house pelo período de até uma hora, 3 no salão de acervo para consultar e/ou escolher obras pelo período de até 30 minutos, e 2 na mesa de estudos pelo período de até uma hora. Já a permanencência na sala infantil será permitida somente para retirada de livros. Continua suspenso o uso da brinquedoteca, assim como a utilização do sofá da sala de leitura. Vale lembrar que a biblioteca manterá os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus com o uso obrigatório de máscara dentro das dependências, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.   

Tem novidade para quem quiser pegar livros emprestados. A biblioteca passa a disponibilizar 160 títulos novos para empréstimo, de gêneros como literaturas estrangeira e infantojuvenil, ficção e livros com adaptações de produções cinematográficas. A medida visa atender a demanda dos leitores. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para democratizar o acesso a esses livros novos, serão disponibilizados para empréstimo 12 títulos por semana. Dentre as obras desse primeiro lote de novidades um dos destaque é “Doutor Sono”, de Stephen King, obra que é continuação do romance “O Iluminado”, do mesmo autor. Os dois livros foram adaptados para o cinema. Outros destaques desse primeiro lote são “Vidas Muito Boas”, de J.K. Rowling, autora da consagrada série Harry Potter, “Eu Estive Aqui”, de Gayle Forman, e “Perdido Em Marte”, de Andy Weir, obra também adaptada para o cinema. “O objetivo é não causar aglomerações, que os usuários retornem aos poucos com segurança e que todos tenham acesso aos livros novos a medida que se sentirem seguros para o retorno na biblioteca”, salienta Silva. 

O serviço de empréstimo de livros será liberado somente para os usuários que não tenham nenhuma pendência em seu cadastro. O coordenador Rafael Antonio da Silva destaca que começou no dia 18 de janeiro deste ano uma campanha de devolução dos livros emprestados antes da pandemia. Alguns leitores ainda não devolveram os livros, totalizando cerca de 400 títulos que podem estar extraviados. O coordenador salienta que os livros devolvidos passarão por higienização e ficarão de quarentena por um período de sete dias, separados dos demais exemplares do acervo.

A biblioteca também retomará o cadastro de novos usuários. Atualmente, o órgão tem 5.368 usuários cadastrados. Quem quiser, pode consultar o acervo da biblioteca pela internet por meio deste LINK

“É muito importante a volta do atendimento presencial ao público, mas com responsabilidade e segurança. Muitos dos nossos leitores ansiavam por esse momento. Esperamos o retorno dos nossos usuários que dão vida e significado para a biblioteca”, destaca Silva. O coordenador ainda salienta que os eventos realizados pela biblioteca, tais como o projeto “Achei Um Livro”, permanecem suspensos em função da pandemia.

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.