Biblioteca Municipal implanta novo sistema de busca de livros

Da Redação | Prefeitura de Hotolândia

Biblioteca Municipal implanta novo sistema de busca de livros

Quem for à Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte terá mais facilidade para encontrar um livro. O espaço implantou um novo sistema de busca de títulos. Agora, as obras literárias estão divididas por temas. A biblioteca retomou o atendimento presencial nesta semana. 

De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, a mudança é para facilitar o uso e o acesso ao acervo. A divisão foi feita com base nos livros mais procurados pelos usuários da biblioteca. Um exemplo são os títulos de literatura juvenil que estão divididos por temas como “Séries e filmes” (obras que foram adaptadas para o cinema) , “Aventuras”, “Distopia”, “Terror”, “Protagonismo Feminino” (obras cujas protagonistas são personagens femininas), “Folclore”  (obras sobre personagens, lendas, brincadeiras e histórias do folclore nacional e de outros países). 

Já para os pequeninos, as obras de literatura infantil estão divididas por temas como “Desenhos Animados” e “Sentimentos (amor, raiva, ciúme, entre outros)”. Quem deseja fazer uma viagem pelo mundo por meio da literatura, poderá encontrar obras literárias divididas por países, identificados com as respectivas bandeiras. 

A novidade já agradou o público. De acordo com Rafael Antonio da Silva, nos primeiros dois dias desta semana, foram realizados 80 empréstimos de livros, número considerado muito positivo pelo coordenador. Por mês, a biblioteca registra uma média de 1.000 empréstimos de títulos. A ideia, conforme o coordenador, é implantar, paulatinamente, o novo sistema de busca em todo o acervo da biblioteca. Atualmente, o espaço tem cerca de 16.000 títulos.

“Com a implantação desse novo sistema de busca, queremos dar mais autonomia aos usuários para que eles possam encontrar obras com temas de seu interesse. O público, principalmente, jovem quer rapidez para encontrar o livro que busca”, salienta Silva.

Em virtude da pandemia, usuários cadastrados e o público podem usufruir dos serviços da biblioteca, mas com algumas restrições. De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, são permitidos no máximo 7 usuários por vez dentro da biblioteca, sendo 2 na lan house pelo período de até uma hora, 3 no salão de acervo para consultar e/ou escolher obras pelo período de até 30 minutos, e 2 na mesa de estudos pelo período de até uma hora. Já a permanência na sala infantil será permitida somente para retirada de livros. Continua suspenso o uso da brinquedoteca, assim como a utilização do sofá da sala de leitura. 

Vale lembrar ainda que a biblioteca manterá os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus com o uso obrigatório de máscara dentro das dependências, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos. A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serviços como empréstimos, renovações presenciais e cadastro de usuários são feitos até às 16h50.