Biblioteca Municipal de Hortolândia retorna Projeto “Achei um Livro”

Moradores são convidados a procurar exemplares embalados para presente, espalhados em três espaços da Região Central

Um dois queridinhos do público leitor está de volta. A partir desta sexta-feira (08/10), a Prefeitura retoma o projeto “Achei um livro Hortolândia”, uma espécie de “desafio literário”, que visa estimular a leitura entre os moradores da cidade. O projeto, promovido pela Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte” desde 2018, foi temporariamente suspenso em dezembro de 2019, em razão da pandemia do Coronavírus.

Nesta retomada do projeto, equipes da Biblioteca Central espalharão, em três locais da Região Central, 30 livros embrulhados para presente. São eles: o Parque Socioambiental Chico Mendes, a Praça “Neusa Maria M. Francisco” e o entorno do Open Shopping, onde está localizada a Biblioteca. O presente é, na verdade, um convite para que a pessoa se dirija até o espaço cultural. A ideia é, deste modo, aguçar a curiosidade do público e promover a biblioteca como espaço de leitura. As obras embaladas tratam diversos assuntos, tais como biografias e literatura brasileira, estrangeira e infantojuvenil.

A volta acontece com mudanças: os embrulhos dos livros são na cor parda, como nas primeiras versões do projeto; além disso muda a periodicidade do projeto, que passa a ser bimestral, sempre na segunda sexta-feira do mês em que for realizado. Isso garantirá que a ação aconteça o ano todo e não semestralmente como era feito.

Junto do “presente” vem um bilhete com informações da biblioteca, um selo indicando o assunto de que trata o livro e outro com o número do BiblioZap, o whatsapp da biblioteca – (19) 98970-7332.

“Este projeto é um dos mais bem avaliados pelos munícipes e, para biblioteca, é muito importante a visibilidade que ele traz. Aos poucos e com responsabilidade, queremos retomar ao ritmo normal de empréstimos de livros e fluxo de interagentes do período antes da pandemia” afirma o bibliotecário Rafael Antonio da Silva.

A Biblioteca Municipal fica na Rua Luiz de Camilo Camargo, 581, no piso inferior do Open Shopping, no Centro de Hortolândia. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para serviços como empréstimos, renovações presenciais, cadastro de usuários, o horário vai até 16h50. Para informações e dúvidas o telefone é (19) 3887 1684 e o e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.