Biblioteca Municipal de Hortolândia lança nova categoria “Leitor Prime”

Biblioteca Municipal de Hortolândia lança nova categoria “Leitor Prime”

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Nova categoria beneficiará usuários com maiores prazo de empréstimo e quantidade de livros que podem ser emprestados   

Você é usuário assíduo da Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte? Então, fique atento que você poderá desfrutar de novos benefícios. A biblioteca lança, nesta sexta-feira (01/04), a categoria “Leitor Prime”.

A nova categoria oferece prazo maior de empréstimo de livros, que é de 28 dias, com direito a uma renovação do prazo. Outro benefício da nova categoria é a maior quantidade de livros que podem ser emprestados. Os leitores poderão pegar até nove obras. Os usuários da nova categoria terão ainda uma carteirinha nos formatos físico ou digital (foto).

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, salienta que a nova categoria é válida somente para usuários que já são da categoria “Leitor VIP”. “A nova categoria visa prestigiar os leitores que são mais atuantes e participativos nas atividades e mídias sociais da biblioteca. Com essa ação queremos fidelizar os usuários cadastrados, alavancar a quantidade de empréstimos e estimular a formação de novos leitores”, explica Silva. 

De acordo com o coordenador, o usuário poderá se tornar “Leitor Prime” mediante alguns critérios. Um deles é não ter débitos com a biblioteca, como livros em atraso e obras danificadas ou extraviadas sem terem sido repostas. O leitor deverá ainda ter permanecido na categoria “Leitor VIP” durante, no mínimo, seis meses. Outro critério é ter atingido a meta de leitura anual de 50 obras emprestadas do acervo da biblioteca. 

Além disso, a equipe da biblioteca fará uma avaliação do usuário que levará em conta itens como conduta de acordo com o regulamento da biblioteca, histórico do cadastro e interação das mídias sociais. O usuário poderá fazer a solicitação para se tornar “Leitor Prime”. O prazo de resposta da solicitação é de sete dias úteis. De acordo com o coordenador, atualmente a bilioteca tem 70 usuários na categoria “Leitor VIP”.

CADASTRO

Para quem ainda não é usuário da biblioteca, o cadastro pode ser feito on-line. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF).

Após a validação, será agendado um horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. 

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo fazer uma renovação do prazo. Já os usuários da categoria “Leitor VIP” podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, com direito a uma renovação do prazo. 

De acordo com o coordenador, para se tornar “Leitor VIP” os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. 

Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI). O acervo conta com mais de 16.000 obras. 

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.