Biblioteca Municipal de Hortolândia é opção de lazer cultural no período de férias escolares

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Biblioteca Municipal de Hortolândia é opção de lazer cultural no período de férias escolares

Órgão da Prefeitura de Hortolândia conta com espaços como Sala Infantil, equipada com brinquedoteca, e lan house

Durante o período de férias escolares, o desafio para as famílias é ocupar o tempo livre de crianças e adolescentes. Uma boa opção de lazer cultural em Hortolândia é a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que é obrigatório o uso de máscara dentro das dependências da biblioteca. O espaço ainda oferece álcool em gel para higienização.

Além do acervo de cerca de 16.000 títulos de gêneros literários variados, a biblioteca tem atrativos para públicos de diferentes faixas etárias. Para os pequenos, a biblioteca tem a “Sala Infantil”, equipada com brinquedoteca, que dispõe de carrinhos, bonecas, jogos didáticos e bichinhos de pelúcia. Para estimular a prática de contação de histórias, a sala tem uma estante com cerca de 1.500 obras infantis. Outra opção de atividade divertida para estimular a interação entre as famílias e suas crianças é o teatrinho de fantoches que também está disponível no espaço. “Solicitamos para que pais, mães ou responsáveis fiquem junto com suas crianças durante o tempo em que estiverem na Sala Infantil”, salienta o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva. 

Já para crianças mais crescidas e adolescentes, a biblioteca conta com lan house. O espaço é equipado com seis computadores que oferecem acesso gratuito à internet. Para possibilitar que todos utilizem o serviço, o tempo máximo de uso é de uma hora por pessoa. O coordenador ressalta ainda que é proibido o uso dos computadores para acessar sites com conteúdo adulto. 

O período de férias é também o momento ideal para colocar as leituras em dia ou adquirir novos conhecimentos. Para quem gosta de ler um bom livro em um ambiente calmo e silencioso, a biblioteca oferece uma confortável sala de leitura (foto), com sofás e banquetas. Já para quem ficou de recuperação na escola, se prepara para fazer testes ou provas, ou simplesmemente gosta de aprender coisas novas, a biblioteca conta com uma sala de estudo. 

CADASTRO

Para facilitar a vida de quem quer se cadastrar como usuário, a Biblioteca Municipal implantou o COB (Cadastro On-line Biblioteca), em outubro do ano passado. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF). 

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). 

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.500 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.