Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora Mês do Livro com obras de Monteiro Lobato

Biblioteca Municipal de Hortolândia comemora Mês do Livro com obras de Monteiro Lobato

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Nesta segunda-feira (18/04) é comemorado o nascimento do criador da consagrada série “Sítio do Picapau Amarelo”

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, continua com a ação especial em comemoração ao Mês do Livro. Ao longo deste mês, a biblioteca amplia para 28 dias o prazo de empréstimo e para 9 a quantidade máxima de livros que podem ser emprestados pelos leitores cadastrados. Nessa ação especial não é possível fazer a renovação do prazo de empréstimo.  

Durante este mês são comemoradas datas importantes na área da literatura. Em razão disso, abril é o Mês do Livro. Uma das datas comemoradas é nesta segunda-feira (18/04), dia de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948).

O escritor paulista, cujo verdadeiro nome é José Bento Renato Monteiro Lobato, se notabilizou por obras infantis de cunho educativo e, em especial, pela série de livros “Sítio do Picapau Amarelo” que apresenta histórias com os personagens Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde Sabugosa, Cuca, entre outros. Até hoje, a série continua a encantar e conquistar novas gerações de leitores. 

Para crianças e jovens que nunca leram e adultos que querem relembrar as histórias do “Sítio do Picapau Amarelo”, a biblioteca tem em seu acervo várias obras de Monteiro Lobato e livros que foram traduzidos pelo autor. 

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br.

Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.700 leitores cadastrados. O acervo, com mais de 16.000 obras, pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

Confira abaixo a lista de títulos de Monteiro Lobato disponíveis para empréstimo: 

– “Caçadas de Pedrinho” (edição com ilustrações de André Le Blanc)

– “Os doze trabalhos de Hércules (1 a 6)” (edição com ilustrações de Manoel Victor Filho)

– “Fábulas” 

– “ O minotauro”

– “Peter Pan”

– “O picapau amarelo”

– “Reinações de Narizinho”

Obras traduzidas por Monteiro Lobato:

– “Pollyanna moça”, de Eleanor H. Porter

– “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll