Biblioteca Municipal de Hortolândia aceita doações de livros usados

Biblioteca Municipal de Hortolândia aceita doações de livros usados

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Cada pessoa pode doar até 10 livros, que serão avaliados pela equipe da biblioteca; as obras doadas serão incorporadas ao acervo ou utilizadas nas ações da biblioteca

Sabe aqueles livros que você já leu e estão encostados na sua casa? Você pode praticar uma ação altruísta de doá-los para a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Ao fazer isso, você vai possibilitar que outras pessoas também leiam seus livros e adquiram conhecimentos. 

Foi justamente esse pensamento que motivou Thalita Daniele Camargo Grandin Ramos, de 31 anos, a fazer sua doação. Leitora cadastrada da biblioteca, ela doou vários best sellers, dentre os quais, “A última música”, do escritor americano Nicholas Sparks. 

“Foi a primeira vez que doei livros. Fiz isso para ajudar a biblioteca a ter mais obras de qualidade. Outras pessoas poderão ter acesso e aproveitar os livros. O pessoal da biblioteca gostou dos livros que doei. Eles disseram que são bons e com grande procura pelos demais leitores. Assim que eu tiver mais exemplares, pretendo doá-los mais vezes”, relata Thalita.

COMO DOAR LIVROS?

Quem quiser doar livros pode entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684 ou pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp da biblioteca, cujo número é (19) 98970-7332. 

Para tornar a doação mais prática e evitar transtornos de deslocamento, o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o interessado pode enviar pelo BiblioZap fotos dos livros que deseja entregar. Os livros serão avaliados pela biblioteca. Caso os livros sejam aceitos, o interessado deve levá-los até a biblioteca e assinar um Termo de Doação. Podem ser doados até 10 livros. 

Não serão aceitas doações de livros em mau estado de conservação, obras fotocopiadas, livros didáticos, enciclopédias, livretos e revistas. O coordenador reforça para que as pessoas tenham bom senso e façam a doação de até no máximo 10 livros.

Os livros doados serão incorporados ao acervo da biblioteca ou comporão a chamada “reserva técnica”, livros destinados para as ações da biblioteca, que são os projetos “Achei um livro” e “Gostou? Leva pra casa!” e a banca de troca de livros. O projeto ‘Achei um livro”, realizado a cada dois meses, espalha livros em locais públicos da cidade. Já o projeto “Gostou? Leva pra casa!”, implantado em março deste ano, é uma estante com livros que a população pode pegar e levar para ler, sem necessidade de devolução. A estante é colocada às quartas e sextas-feiras na entrada da biblioteca durante o horário de funcionamento do espaço. A reposição de livros é feita às quartas-feiras. 

Atualmente, o acervo da biblioteca tem mais de 17.000 títulos e pode ser consultado por meio deste site (CLIQUE AQUI). A biblioteca está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.