Biblioteca Municipal dá dicas de livros sobre o Natal

Biblioteca Municipal dá dicas de livros sobre o Natal

Dicas são enviadas para os usuários cadastrados por meio do serviço BiblioZap

O período de fim de ano desperta nas pessoas o interesse por livros sobre o Natal. Para orientar os leitores, a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, dá dicas de obras literárias com temática natalina neste mês. As dicas são enviadas para os usuários cadastrados por meio do serviço Bibliozap da própria biblioteca.

De acordo com o coordenador do órgão, Rafael Antonio da Silva, a ação atende a demanda dos leitores por obras que abordam aspectos variados do Natal. “Os usuários vêm à biblioteca em busca de livros de cunho religioso relacionado à data, receitas culinárias, contos, entre outros temas”, destaca Silva.

A biblioteca selecionou 13 dicas literárias, que serão enviadas até o dia 25 deste mês. Dentre as obras escolhidas estão obras de ficção, como os romances policiais “O Natal de Poirot”, de Agatha Christie, protagonizado pelo detetive Hercule Poirot, e “Feliz Natal, Alex Cross”, 19º volume da série com o personagem do título escrita pelo autor americano James Patterson. Já para quem quer saber a história do Bom Velhinho, a dica é “Papai Noel – Uma Biografia”, de Gerry Bowler. Para as crianças tem a obra “Um Natal de Muita Neve”, de Diana Hendry. Para quem preferir ir até a biblioteca, as dicas literárias estão expostas em uma estante decorada com enfeites natalinos. O acervo da biblioteca pode ser consultado pela internet por meio deste site (CLIQUE AQUI).

A biblioteca fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, cujo número é (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.

CADASTRO

Para facilitar a vida de pessoas que queiram se cadastrar, a Biblioteca Municipal implantou, em novembro deste ano, o COB (Cadastro On-line Biblioteca). O interessado em se tornar usuário da biblioteca precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da Biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários, que são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar nos formatos JPEG ou PDF.

Depois da validação, será agendado o horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário solicitado pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe da biblioteca. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Também no mês passado, a biblioteca implantou outra novidade para facilitar a vida dos usuários, a carteirinha digital.

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias.

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem 5.520 leitores cadastrados.