Endereço: Open Shopping. R. Luís Camilo de Camargo, 581 – A – Loteamento. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-420
Telefone
19 3887 1684
19 99946 – 7880 (WhatsApp / BiblioZap)
E-mail
bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br
rafaelantonio@hortolandia.sp.gov.br
Mídias sociais
Instagram: @bibliotecacentralhto
Tik Tok: @bibliotecacentralhto
Facebook:https://www.facebook.com/bibliotecacentralhto
Horário de Funcionamento
Segunda a Sexta-feira – 8h às 17h.
Responsável
Rafael Antonio da Silva
Função
Gestor de Bibliotecas / Bibliotecário
O usuário pode consultar os itens disponíveis no acervo e ter acesso aos ebooks no nosso catálogo online: Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte (https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/biblioteca/)
biblivre.hortolandia.sp.gov.br
Instalações
BALCÃO DE REFERÊNCIA
Espaço destinado para atendimento ao usuário como informações gerais e cadastramento. No espaço também é realizado todo o serviço de rotina da biblioteca como empréstimos domiciliares, devoluções, renovações e reservas de obras.
O balcão possui uma extensão chamada “Quiosque de consulta” onde o usuário pode consultar o acervo através do catálogo online (Biblivre).
SALA DE LEITURA
Espaço destinado a leitura recreativa e exibição de filmes e documentário. Equipada com sofá o espaço ainda conta com “quiosque de tv” e os acervos de quadrinhos e multimídia (cds e dvds).
LAN HOUSE
Espaço de acesso livre e gratuito à internet. São 6 computadores que o usuário pode usar para acessar redes sociais, jogar, ver vídeo, mandar e receber e-mail e realizar pesquisas. O tempo de permanência é de uma hora, caso haja fila de espera.
MESAS DE ESTUDO
Local reservado excluvisamente para estudo e pesquisa. São 12 (doze) lugares em 4 (quatro) mesas para estudantes ou usuários que queiram pesquisar ou consultar as obras do acervo.
O espaço também conta com as “Obras de Referência” que são atlas, enciclopédias e dicionários que auxiliam na pesquisa.
ACERVO PRINCIPAL
Localizado no saguão da biblioteca, onde se concentra a maior parte do acervo da biblioteca.
SALA INFANTIL
Espaço destinado a crianças em fase de alfabetização. Com acervo de livros infantis e brinquedoteca, a “Sala Infantil” tem como objetivo estimular e incentivar à leitura e formar novos leitores e usuários.
Finalidades e competências legais
O conceito da biblioteca pública, rege a partir do direito à informação, à cultura e à leitura, sendo este prescindido pela premissa de igualdade de acesso para todos, a partir da qual não haja dentro deste espaço distinções étnicas, etárias, confessionais, socioeconômicas e de gênero
Missões
As missões-chave da biblioteca pública relacionadas com a informação, a alfabetização, a educação e a cultura são as seguintes:
1. Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
2. Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis;
3. Assegurar a cada pessoa os meios para evoluir de forma criativa;
4. Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;
5. Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
6. Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes do espectáculo;
7. Fomentar o diálogo inter-cultural e a diversidade cultural;
8. Apoiar a tradição oral;
9. Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local; 10. Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
11. Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação e a informática;
12. Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e actividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.
Texto extraído do Manifesto IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994.
Sobre o SERVIÇO
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte oferta os seguintes Produtos e Serviços:
Empréstimo Domiciliar;
BiblioZAP (Atendimento pelo WhatsApp)
Visitas Monitoradas;
Internet Gratuita (Lan House);
Atividades de Incentivo à Leitura;
Catálogo Online (Biblivre);
COB (Cadastro online biblioteca);
CaD (Carteirinha digital);
PPFL – Programa de Progressão e Fidelização do Leitor (Leitor VIP e Leitor Prime);
Mídias Sociais.
Descrição dos Produtos e Serviços
Empréstimo Domiciliar
Todo cidadão hortolandense mediante ao cadastro realizado na biblioteca tem acesso ao acervo de livros da biblioteca, podendo fazer seu empréstimo mediante regras e prazos.
BiblioZAP (Atendimento pelo WhatsApp)
Serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp da Biblioteca. É possível solicitar renovações, relação de documentos necessários para fazer o cadastro, endereço da biblioteca, como consultar o catálogo online, envio da carteirinha digital, informações sobre doação de livros e outras solicitações.
Visitas Monitoradas
A ação visa divulgar a biblioteca e aproximá-la da população. Tem por objetivo fazer com que as pessoas conheçam o local e usufruam dos produtos e serviços oferecidos.
Internet Gratuita (Lan House)
Todo cidadão hortolandense ou não mediante ao preenchimento do controle de entrada pode utilizar os computadores de livre acesso à internet mediante regras e horários.
Atividades de Incentivo à Leitura
Atividades que são realizadas nas dependências da biblioteca, na cidade e no meio digital como as redes sociais que tem como objetivos o incentivo a leitura, livro e literatura.
Catálogo Online (Biblivre)
Perminte consultar o acervo da biblioteca: biblivre.hortolandia.sp.gov.br
COB (Cadastro Online Biblioteca)
Serviço que o cidadão pode realizar o pré-cadastro online na Biblioteca Municipal sem sair de casa, acessando o link disponibilizado via whatsApp ou QR code, que dão acesso ao formulário do pré-cadastramento com envio da documentação toda digital.
CaD (Carteirinha Digital)
Visa acompanhar as novas tendências e necessidades surgidas pós-pandemia, para que o leitor receba a versão digital da carteirinha pelo whatsapp e possa realizar o empréstimo apresentando pelo celular.
PPFL – Programa de Progressão e Fidelização do Leitor
Leitor VIP – Fidelização do leitor que promove benefícios, por meio de avaliação prévia. O leitor tem o benefício de realizar empréstimos de até 6 livos por um prazo de 21 dias, podendo realizar renovação.
Leitor Prime – Fidelização do leitor que promove mais benefícios. O leitor tem o benefício de realizar empréstimos de até 9 livos por um prazo de 28 dias, podendo realizar renovação. Para se tornar Prime é necessário ser Leitor VIP.
Atendimento
A Biblioteca é equipada com mesas de estudo coletiva, sofás e puffs que possibilitam ao usuário realizar sua atividade in loco.
Qualquer cidadão pode utilizar o espaço da biblioteca, para realizar empréstimos domiciliares, é necessário comprovar vínculo com a cidade (moradia, estudo ou emprego).
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h, realizando serviços de referência como empréstimos, renovações e cadastro de usuário até 16h50. Uso dos computadores (Lan House) e devoluções até as 17h.
Para o cadastro de usuários que o habilita para o empréstimo domiciliar de obras é necessário documentação cópia do documento de identidade e do comprovante de endereço. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário uma autorização assinada por algum responsável retirada no balcão de referência.
CADASTRO
Ser cidadão de Hortolândia ou que comprovem vínculo com a cidade por trabalho não temporário.
Documentação
Cópia do documento de identidade;
Cópia do comprovante de endereço.
Caso tenha necessidade: Documento que comprove vínculo com a cidade (boletim escolar, crachá e etc.).
Quanto custa?
Serviço gratuito
Previsão de tempo de espera para o atendimento
O atendimento ocorre em conformidade com a demanda e com o serviço ou produto do requerente.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Os cadastros realizados na biblioteca tem prazo de 12 meses, havendo a necessidade de ser renovado ao término deste período, para que usuário continue com o direito de realizar os empréstimos domiciliares.
Prioridade de atendimento
O atendimento no balcão de referência é realizado por ordem de chegada, exceto em casos de gestantes, idosos ou de pessoas com deficiências.
Formas de comunicação com o usuário
Locais e meios para os usuários apresentar eventual manifestação sobre a prestação de serviço
Os usuários podem registrar dúvidas, reclamações ou sugestões na “Caixa de sugestões” alocada no Balcão de referência no email do coordenador (rafaelantonio@hortolandia.sp.gov.br) ou na própria Secretaria de Cultura 19 3965 1400 (ramal 7)