Segunda a Sexta-feira – 8h às 17h.
Hortofacil ( 2 andar) R. Argolino de Morães, 415
Vila São Francisco, Hortolândia – SP, 13184-230
19 3887-1684
19 9 9946-7880 (WhatsApp / BiblioZap)
bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br | rafaelantonio@hortolandia.sp.gov.br
Responsável: Rafael Antonio da Silva
Função: Gestor de Bibliotecas / Bibliotecário
BALCÃO DE REFERÊNCIA:
Espaço destinado para atendimento ao usuário como informações gerais e cadastramento.
No espaço também é realizado todo o serviço de rotina da biblioteca como empréstimos domiciliares, devoluções, renovações e reservas de obras. O balcão possui uma extensão chamada “Quiosque de consulta” onde o usuário pode consultar o acervo através do catálogo online (Biblivre).
SALA DE LEITURA:
Espaço destinado a leitura recreativa e exibição de filmes e documentário. Equipada com sofá o espaço ainda conta com “quiosque de tv” e os acervos de quadrinhos e multimídia (cds e dvds).
LAN HOUSE:
Espaço de acesso livre e gratuito à internet. São 6 computadores que o usuário pode usar para acessar redes sociais, jogar, ver vídeo, mandar e receber e-mail e realizar pesquisas. O tempo de permanência é de uma hora, caso haja fila de espera.
MESAS DE ESTUDO:
Local reservado excluvisamente para estudo e pesquisa. São 12 (doze) lugares em 4 (quatro) mesas para estudantes ou usuários que queiram pesquisar ou consultar as obras do acervo. O espaço também conta com as “Obras de Referência” que são atlas, enciclopédias e dicionários que auxiliam na pesquisa.
ACERVO PRINCIPAL:
Localizado no saguão da biblioteca, onde se concentra a maior parte do acervo da biblioteca.
SALA INFANTIL:
Espaço destinado a crianças em fase de alfabetização. Com acervo de livros infantis e brinquedoteca, a “Sala Infantil” tem como objetivo estimular e incentivar à leitura e formar novos leitores e usuários. Finalidades e competências legais O conceito da biblioteca pública, rege a partir do direito à informação, à cultura e à leitura, sendo este prescindido pela premissa de igualdade de acesso para todos, a partir da qual não haja dentro deste espaço distinções étnicas, etárias, confessionais, socioeconômicas e de gênero
Texto extraído do Manifesto IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994.
Empréstimo Domiciliar;
BiblioZAP (Atendimento pelo WhatsApp)
Visitas Monitoradas;
Internet Gratuita (Lan House);
Atividades de Incentivo à Leitura;
Catálogo Online (Biblivre);
COB (Cadastro online biblioteca);
CaD (Carteirinha digital);
PPFL – Programa de Progressão e Fidelização do Leitor (Leitor VIP e Leitor Prime);
Mídias Sociais.
Empréstimo Domiciliar
Todo cidadão hortolandense mediante ao cadastro realizado na biblioteca tem acesso ao acervo de livros da biblioteca, podendo fazer seu empréstimo mediante regras e prazos.
BiblioZAP (Atendimento pelo WhatsApp)
Serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp da Biblioteca. É possível solicitar renovações, relação de documentos necessários para fazer o cadastro, endereço da biblioteca, como consultar o catálogo online, envio da carteirinha digital, informações sobre doação de livros e outras solicitações.
Visitas Monitoradas
A ação visa divulgar a biblioteca e aproximá-la da população. Tem por objetivo fazer com que as pessoas conheçam o local e usufruam dos produtos e serviços oferecidos.
Internet Gratuita (Lan House)
Todo cidadão hortolandense ou não mediante ao preenchimento do controle de entrada pode utilizar os computadores de livre acesso à internet mediante regras e horários.
Atividades de Incentivo à Leitura
Atividades que são realizadas nas dependências da biblioteca, na cidade e no meio digital como as redes sociais que tem como objetivos o incentivo a leitura, livro e literatura.
Catálogo Online (Biblivre)
Perminte consultar o acervo da biblioteca: biblivre.hortolandia.sp.gov.br
COB (Cadastro Online Biblioteca)
Serviço que o cidadão pode realizar o pré-cadastro online na Biblioteca Municipal sem sair de casa, acessando o link disponibilizado via whatsApp ou QR code, que dão acesso ao formulário do pré-cadastramento com envio da documentação toda digital.
CaD (Carteirinha Digital)
Visa acompanhar as novas tendências e necessidades surgidas pós-pandemia, para que o leitor receba a versão digital da carteirinha pelo whatsapp e possa realizar o empréstimo apresentando pelo celular.
PPFL – Programa de Progressão e Fidelização do Leitor
Leitor VIP – Fidelização do leitor que promove benefícios, por meio de avaliação prévia. O leitor tem o benefício de realizar empréstimos de até 6 livos por um prazo de 21 dias, podendo realizar renovação.
Leitor Prime – Fidelização do leitor que promove mais benefícios. O leitor tem o benefício de realizar empréstimos de até 9 livos por um prazo de 28 dias, podendo realizar renovação. Para se tornar Prime é necessário ser Leitor VIP.
A Biblioteca é equipada com mesas de estudo coletiva, sofás e puffs que possibilitam ao usuário realizar sua atividade in loco.
Qualquer cidadão pode utilizar o espaço da biblioteca, para realizar empréstimos domiciliares, é necessário comprovar vínculo com a cidade (moradia, estudo ou emprego).
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h, realizando serviços de referência como empréstimos, renovações e cadastro de usuário até 16h50. Uso dos computadores (Lan House) e devoluções até as 17h.
Cadastro
Ser cidadão de Hortolândia ou que comprovem vínculo com a cidade por trabalho não temporário.
Para o cadastro de usuários que o habilita para o empréstimo domiciliar de obras é necessário documentação cópia do documento de identidade e do comprovante de endereço. Caso o solicitante seja menor de idade, é necessário uma autorização assinada por algum responsável retirada no balcão de referência.
Documentação
Cópia do documento de identidade;
Cópia do comprovante de endereço.
Caso tenha necessidade: Documento que comprove vínculo com a cidade (boletim escolar, crachá e etc.).
Quanto custa?
Serviço gratuito
Previsão de tempo de espera para o atendimento
O atendimento ocorre em conformidade com a demanda e com o serviço ou produto do requerente.
Prioridade de atendimento
O atendimento no balcão de referência é realizado por ordem de chegada, exceto em casos de gestantes, idosos ou de pessoas com deficiências.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
Os cadastros realizados na biblioteca tem prazo de 12 meses, havendo a necessidade de ser renovado ao término deste período, para que usuário continue com o direito de realizar os empréstimos domiciliares.
Formas de comunicação com o usuário
Locais e meios para os usuários apresentar eventual manifestação sobre a prestação de serviço
Os usuários podem registrar dúvidas, reclamações ou sugestões na “Caixa de sugestões” alocada no Balcão de referência no email do coordenador (rafaelantonio@hortolandia.sp.gov.br) ou na própria Secretaria de Cultura 19 3965 1400 (ramal 7)