Banda Municipal faz live temática de musicais famosos

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Banda Municipal faz live temática de musicais famosos

Se você gosta de espetáculos musicais famosos, a dica é conferir a live temática que a Banda Municipal realiza nesta quinta-feira (19/08). O concerto integra a programação de lives dos grupos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura. Os grupos são formados por alunos e músicos formados na escola. A live será transmitida, às 20h, na página do Facebook do centro (CLIQUE AQUI).

Na live, intitulada “Eternos Musicais”, a Banda Municipal apresentará temas de três musicais conhecidos: “Os Miseráveis”, “O Fantasma da Ópera” e “Annie”. 

De acordo com o coordenador do CEMMH, maestro Marcio Beltrami, o musical é uma forma popular de peça teatral musicada que se desenvolveu nos países de língua inglesa no século XX. “O musical resulta diretamente da ópera cômica e da opereta, em Londres, na década de 1890, e apareceu nos Estados Unidos durante as duas primeiras grandes guerras mundiais, graças às obras de compositores como George Gershwin, Richard Rogers, Irving Berlin e Cole Porter, alcançando sua forma mais duradora nas décadas de 1920 a 1930”, explica Beltrami.

O maestro ainda destaca que a música desse tipo de espetáculo consiste de canções atraentes, números de conjunto de danças, com melodia de fácil   apreensão e de caráter sentimental. A partir de meados dos anos 1940, surgiram grandes musicais que se tornaram famosos. 

Confira abaixo o programa da live desta quarta-feira da Banda Municipal e as sinopses dos musicais:

– “Os Miseráveis” (“Les Misérables”), de Victor Hugo e Claude-Michel Schönberg

Arranjo: Warren Barker

Sinopse:

É um musical francês composto por Claude-Michel Schönberg em 1980, com libreto de Alain Boublill e letras de Herbert Kretzmer. É um dos musicais mais famosos e mais encenados pelo mundo. É baseado no romance épico francês “Les Miserábles”, de Victor Hugo. O musical se passa na França do início do século XIX e acompanha as histórias entrelaçadas de um elenco personagens que lutam por redenção e pela revolução. O espetáculo conta a história de Jean Valjean, que em 1815 deixa os trabalhos forçados em liberdade condicional, mas é flagrado roubando objetos de prata. Salvo pelo próprio bispo que roubara, Valjean decide mudar de vida, enriquece e promete à injustiçada operária Fantine localizar e cuidar de sua filha Cosette, explorada por uma família. Javert é o policial que persegue Valjean até às vésperas da Revolução Francesa que transformará o país, conduzindo-o à democracia. 

– “O Fantasma da Ópera” (The Phantom Of The Opera”), de Andrew Lloyd Webber 

Arranjo: Warren Barker

Sinopse: 

O musical é baseado no romance homônimo de Gaston Leroux, protagonizado pelo personagem misterioso que utiliza uma máscara e vive nas catacumbas da Ópera Garnier, em Paris. É uma história trágica de um músico talentoso que não pode encontrar seu lugar na sociedade por causa da sua aparência. As músicas foram compostas por Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e com letras adicionais de Richard Stilgoe. No musical, a bela soprano Cristine Daaé passa a ser a misteriosa obsessão do gênio musical conhecido como “O Fantasma da Ópera”. 

– “Annie”, de Charles Strouse e Martin Charnin

Arranjo: Philip J. Lang

Sinopse:

O musical conta a história, ambientada em 1932, da menina Annie, de 10 anos, que vive no orfanato e sofre maus tratos. Um dia, uma mulher rica levou a menina para sua mansão. O  marido, Doddy, sente uma afeição paternal e pede para Annie chamá-lo de pai.