Alunos se preparam para audições individuais da Escola de Música

Alunos se preparam para audições individuais da Escola de Música

Programação das audições prossegue neste sábado e domingo (11 e 12/12), no CEMMH, que fica na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida

“Estou treinando porque não pode errar. Quero tocar bem no dia”. Com estas palavras confiantes, Leonardo dos Santos, de 12 anos, conta como está sua expectativa para um importante compromisso escolar que ele terá neste fim de semana. Ele é um dos estudantes do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia), órgão da Prefeitura, que participarão das audições individuais que prosseguem neste sábado e domingo (11 e 12/12), no próprio centro. No sábado, acontecerão as audições dos cursos de percussão, às 8h30, e de iniciação musical, às 10h. Já no domingo, haverá as audições dos cursos de saxofone, às 8h30, flauta e fagote, às 10h. Já à tarde, será a vez dos alunos dos cursos de trombone, euphonim e tuba, às 13h, e de trompete e trompa, às 14h30.

De acordo com o coordenador do centro, o maestro Marcio Beltrami, as audições são uma importante atividade para avaliar o aprendizado e o desenvolvimento técnico dos estudantes. O maestro salienta que as audições serão realizadas com os alunos que sentem seguros na retomada das atividades presenciais. Os estudantes que, porventura ainda não se sentirem à vontade em voltar às atividades presenciais, serão avaliados posteriormente.

As audições seguirão os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel para higienização. Os familiares dos alunos poderão acompanhar as audições. O CEMMH está localizado na rua Vicente Palhão, s/nº, Jardim Santa Cândida.

Leonardo é aluno do curso de trombone. A música ajudou a melhorar sua saúde. Desde que aprendeu a tocar o instrumento há quatro anos, ele não tem mais crise de asma. A mãe do aluno, Aparecida Regina, conta que, por orientação médica, inscreveu-o no curso. “O médico recomendou que seria bom ele aprender a tocar algum instrumento de sopro para melhorar a saúde pulmonar. Desde então, ele não teve mais asma”, destaca Aparecida. Leonardo conta que tem feito os exercícios e praticado em casa para a audição. “Vou fazer um dueto com o meu professor”, conta o estudante.

CHORINHO

Quem também tem se preparado muito para a audição é Vivian Vieira, de 19 anos, estudante do curso de saxofone. “Estou ansiosa”, diz a jovem. Ela conta que adquiriu o gosto pela música por influência da família. “Meu avô tocava saxofone. Meu sonho era poder tocar esse instrumento”, conta.

Há oito anos no curso, Vivian conta que o aprendizado envolve os quatro tipos de saxofone: alto, soprano, tenor e barítono, sendo este último o seu favorito. A preparação para a audição tem sido intensa. “Tem que tocar todo dia. Eu reservo duas horas por dia para praticar e fazer os exercícios”, salienta a estudante.

Atualmente no curso, Vivian conta que está aprendendo a tocar choro, um dos principais gêneros populares da música brasileira. Em razão disso, ela escolheu tocar na audição a obra “Hermenêutica”, do músico e compositor fluminense Joaquim Callado (1848-1880), considerado pelos estudiosos um dos criadores do choro.

Os alunos com melhor avaliação nas audições individuais participarão da audição coletiva, que será realizada na próxima terça-feira (14/12).