Agenda da Prefeitura mostra opções culturais gratuitas a moradores de Hortolândia

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Agenda da Prefeitura mostra opções culturais gratuitas a moradores de Hortolândia

Atrações culturais são financiadas com recursos da Lei Aldir Blanc e contam com apoio da Secretaria de Cultura

A semana começa com mais uma agenda de atrações culturais, gratuitas e variadas, que vão desta segunda até quinta-feira (30/09). A Prefeitura de Hortolândia elenca, logo abaixo, os destaques para quem gosta de aprender novas artes e também para quem está a fim de se divertir. 

Todos os projetos são financiados com recursos da Lei Aldir Blanc e contam com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. Veja as opções abaixo:

Lançamento do Ebook “Contos, cantos e outro tanto”, de Pamela Pereira

Data: a partir de 27/09, às 10h

Onde: Mapa da Cultura de Hortolândia (https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/)

O Ebook digital “Contos, cantos e outro tanto” é uma criação que reúne todas as atividades realizadas por Pâmela Pereira, em projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc no município. Com edição e arte visual de Thairine Barbosa, o livro digital busca permitir que profissionais da cultura e educação tenham acesso virtual a um conteúdo didático e contos infantis autorais para crianças. Para conhecê-lo, clique aqui: https://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/?s=e-book&submit=Pesquisar 

Debate sobre “Ansiedade” com a dupla sertaneja “Camilla e Ludmilla”

Data: 28/09, às 9h

Onde: Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Interlagos

O debate sobre “Ansiedade” é um evento gratuito e exclusivo para alunos da escola, no período de aulas. Durante o debate, a psicopedagoga Cláudia Lacerda falará sobre o tema, numa abordagem acessível à faixa etária, e responderá a perguntas dos alunos. Após, haverá um breve show da dupla hortolandense. Em março deste ano, Camilla e Ludmilla lançaram música e videoclipe com o nome “Ansiedade”. A letra da música relata sintomas e causas da doença que vem afetando cada vez mais pessoas, a maioria delas jovens e adolescentes.

Projeto Roteiros do Sagrado – Aula 3: Religiões no Brasil 

Data: 28/09, às 19h

Onde: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia –  https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

A terceira aula do projeto Roteiros do Sagrado de Hortolândia apresenta um mapa das religiões no Brasil, discutindo como algumas denominações religiosas cresceram nas últimas décadas e outras, por sua vez, vêm perdendo fiéis. A aula está disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=imaKsmcoxTg.

Capoeira Angola: um patrimônio de saberes – vivência aberta e gratuita 

Data: 28/09, das 19h às 21h

Local: Amcress – Associação de Moradores do Jd. São Sebastião, na Avenida Pastor Ernesto Roth, 705, Jd. São Sebastião

Aberto a pessoas a partir dos sete anos de idade. Não é necessário fazer inscrição previamente para participar, mas é obrigatório o uso de máscara. O workshop propõe aos participantes uma vivência teórica e prática sobre as múltiplas faces do patrimônio cultural imaterial da Capoeira, com um passeio por sua musicalidade, conceitos filosóficos, história e movimentação corporal. Também ensinará os principais movimentos de defesa e ataque, em observância aos valores ligados às culturas africanas, após a tráfico negreiro ao Brasil, valores estes implícitos em sua gestualidade e riqueza de detalhes. Como desfecho da atividade será realizada roda de Capoeira, possibilitando que participantes e convidados tenham um momento de experimentação do apreendido na oficina.

Cinderella do Sertão O Musical

Data: 29/9, às 18h

Local: YouTube da Secretaria de Cultura de Hortolândia – https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia/videos

Nesta data estreia “Cinderela do Sertão O Musical”, idealizado pela dupla Camilla e Ludmilla. O vídeo é dirigido, roteirizado e organizado por Cláudia Lacerda, e busca trazer à tona temas importantes a serem tratados, como a ansiedade, o bullying e a inclusão social. O ator que interpreta o príncipe do musical tem autismo. O espetáculo conta a história de uma moça simples do interior que perdeu os pais ainda muito nova e por causa do seu grande sonho de ser uma artista reconhecida, vai para a cidade grande correr atrás de seus objetivos. No meio do caminho ela encontra um dos seus maiores fantasmas, o bullying. Apesar das dificuldades, a moça continua sua jornada, até conseguir realizar o que tanto deseja. A gravação do musical aconteceu no dia 24 de setembro de 2021, durante apresentação para os alunos da Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, em Hortolândia. O evento seguiu todos os protocolos de segurança para a prevenção ao COVID-19. 

Lançamento Álbum Musical Raiz Forte Baobá

Data: 30/9, das 20h30 às 21h30

Local: Amcress – Associação de Moradores do Jd. São Sebastião, na Avenida Pastor Ernesto Roth, 705, Jd. São Sebastião.

O evento celebra os nove anos de atuação do núcleo Hortolândia da Escola de Capoeira Angola Resistência, com o lançamento do primeiro álbum musical, denominado Raiz Forte Baobá – Contra Mestre Léo Lopes e Alun@s. O álbum conta com uma seleta de músicas tradicionais da Capoeira Angola, reafirmando suas raízes africanas em solo brasileiro. Após o lançamento, o álbum será disponibilizado gratuitamente nos canais de difusão da Escola Resistência Hortolândia e na Secretaria Municipal de Cultura (Mapa da Cultura de Hortolândia). É obrigatório o uso de máscara. Não é necessário fazer inscrição para participar