Acervo da Biblioteca Municipal de Hortolândia é opção de lazer cultural para o feriado de Carnaval

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

Acervo da Biblioteca Municipal de Hortolândia é opção de lazer cultural para o feriado de Carnaval

A biblioteca funcionará até esta sexta-feira (25/02), às 17h, para leitores cadastrados fazerem empréstimo de livros

Que tal curtir o Carnaval na companhia de livros? Com o cancelamento das festividades e dos desfiles neste ano em virtude da pandemia, se você quer aproveitar o feriado para colocar as leituras em dia, uma boa dica é conferir o acervo da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. Para quem já é leitor cadastrado, a biblioteca funcionará até às 17h desta sexta-feira (25/02) para empréstimo de obras. A biblioteca retoma o expediente na quarta-feira (02/03), às 12h.

Atualmente, a biblioteca tem um acervo com cerca de 17.000 títulos de gêneros variados de ficção e não ficção. O acervo está disponível para consulta por meio deste site (CLIQUE AQUI). Além disso, a biblioteca divulga de segunda à sexta-feira dicas de livros do acervo via WhatsApp e redes sociais. 

Quem ainda não é usuário da biblioteca, pode fazer o Cadastro On-line Biblioteca (COB), serviço implantado em outubro do ano passado. O interessado em se tornar leitor da biblioteca precisa ter conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos necessários à inscrição. Os documentos necessários são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar nos formatos de foto (jpeg) ou de documento (PDF). 

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

CADASTRO

Para quem preferir fazer o cadastro presencial na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo). Outra novidade que a biblioteca implantou recentemente é a carteirinha digital. Atualmente, a biblioteca tem 5.665 leitores cadastrados.  

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias. 

De acordo com o coordenador da biblioteca Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. 

A biblioteca municipal fica na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail bibliotecacentral.smc@hortolandia.sp.gov.br. Em virtude da pandemia, o acesso e a permanência na biblioteca é feita com restrição para evitar aglomeração e com o uso obrigatório de máscara.