A história da telenovela no Brasil é tema de oficina online do Ponto MIS e da Prefeitura

Da Redação | Prefeitura de Hortolândia

A história da telenovela no Brasil é tema de oficina online do Ponto MIS e da Prefeitura

A telenovela influenciou o comportamento e as ideias da sociedade em importantes momentos sociopolíticos do Brasil. Como esse formato televisivo evolui a ponto de se tornar o principal produto cultural do país? Para responder esse e outros questionamentos, o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, realiza a oficina online “Telenovela no Brasil e na América Latina: história e atualidade”. A atividade começará na próxima segunda-feira (12/07) e irá até a sexta-feira (16/07), no horário das 19h às 21h. São 50 vagas disponíveis. Os interessados devem escolher o dia que querem fazer a oficina e se inscrever no link do dia escolhido (veja abaixo a lista dos links de inscrição para cada dia da oficina)

A atividade é para estudantes de graduação e pós-graduação em comunicação, rádio e TV, audiovisual, multimídia e áreas correlatas, roteiristas, dramaturgos, escritores (iniciantes ou não) e ao público em geral interessado no tema. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail pela Secretaria de Cultura. A atividade será ao vivo pela plataforma Zoom.

A oficina apresentará um panorama histórico da telenovela, destacando a importância desse formato televisivo no cenário audiovisual brasileiro. O objetivo é estimular a compreensão da história recente do Brasil por meio do cruzamento entre telenovela, cultura e sociedade. Por meio da oficina, os participantes terão ferramentas para analisar as narrativas ficcionais de televisão. A oficina ainda discutirá o futuro da telenovela diante do crescimento e sucesso de séries em plataformas de streaming e conteúdos sob demanda.  

Outra questão que também será abordada é a da memória afetiva sobre a telenovela, com o intuito de evidenciar as potencialidades desse formato como produto de recuperação, produção, atualização, irradiação e manutenção da memória (individual ou coletiva). A oficina também fará uma análise comparativa entre a telenovela brasileira com produções audiovisuais semelhantes produzidas por outros países da América Latina. 

A oficina será ministrada pelo roteirista, dramaturgo e diretor teatral, Lucas Martins Néia. O profissional integra a equipe de oficineiros do Ponto MIS. Integrou a sala de roteiro da série de TV “O Game”, a serviço da produtora angolana Envolve, em 2017. Assinou a dramaturgia do espetáculo “Trans(in)lúcido”, produzido pela Cia. Suspeita de Teatro, da cidade de São Paulo, em 2018. 

Confira abaixo as datas das oficinas e os links correspondentes para inscrição:

– Dia 12/07 (segunda-feira): LINK 

– Dia 13/07 (terça-feira): LINK 

– Dia 14/07 (quarta-feira): LINK 

– Dia 15/07 (quinta-feira): LINK 

– Dia 16/07 (sexta-feira): LINK